Contatos

Acompanhe o trabalho da AMME pela evangelização, apoie essa grande obra.

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar e Salva Vidas prefira ligar para (11) 4428 3222.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Facebook: Curta a página da AMME no Facebook [clique]

Ofertas

A AMME evangelizar é sustentada biblicamente, pelas ofertas daqueles a quem serve (Gl 6:6).

Doe agora (pagseguro), faça sua oferta , com segurança e facilidade. Clique no botão ‘Doar’ e siga as instruções.

 

Deposite sua oferta para AMME no Banco do Brasil Agência: 1557-1 Conta: 115278-5

Para ofertas mensais solicite boletos por telefone: (11) 4428 3222, e-mail: portal@evangelizabrasil.com

Para ofertas em material, equipamento e serviço consulte as especificações pelo telefone (11) 4428 3222

Oficina da AMME

Solicite agora uma oficina de evangelização para a sua igreja. Clique>

O livro de Marcos

Essa é a nova publicação evangelística da AMME para ajudar sua igreja na evangelização. Para mais informações [clique aqui].

A visão de Cristo

Para ajudar a Igreja Brasileira é preciso olhar para ela como Cristo a vê. Conheça o Manifesto da Visão que tem orientado a AMME evangelizar desde a sua fundação. Nossa visão é chamar a Igreja Brasileira de volta ao primeiro amor e ajudá-la a fazer as coisas mais importantes. Seis minutos de leitura: A Visão de Cristo (8067)

20. Você sabe o que é verdadeiro?

#PACI17 – é amanhã!

“18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado[b]; aquele que nasceu de Deus o protege[c], e o Maligno não o atinge. 19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 20 Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21 Filhinhos, guardem-se dos ídolos.” 1João 5:18-21

Como sabemos que o mundo em que pensamos estar é real? Como verificar que as coisas que achamos que vemos e tocamos não são apenas ilusões, alucinações? Como ter certeza de que não somos apenas personagens do sonho de alguém? A busca pela verdade é um distintivo do ser humano. O texto que temos adiante divide as pessoas em duas classes apenas, aquelas que estão passivamente iludidas, que acreditam em coisas que parecem ser mas não são, e as pessoas que já perceberam aquilo que é real. A qual desses grupos você pertence? Esse texto vai revelar isso.

[Ver] O que você vê nesse texto?
João conclui sua carta. Ele o faz de um modo surpreendente. Não há uma longa despedida, mas três declarações firmes, de coisas sobre as quais os crentes não podem ter dúvida alguma. As três declarações são introduzidas pela palavra traduzida como ‘sabemos’. Esse termo significa literalmente ‘vemos’ e tem aqui o sentido de percebemos. Portanto, João fala de coisas para as quais haviam suficientes evidências para produzir uma clara percepção. Finalmente, João arremata a carta com uma única advertência que tem surpreendente conexão com as cláusulas que introduz com ‘sabemos’.

  • Qual a primeira percepção que os crentes têm? “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge”¬ – aquele que é gerado por Deus não peca, isto é, não continua pecando. Essa ideia traz alguma dificuldade para os crentes, principalmente porque a carta começa dizendo que quem diz que não tem pecado é mentiroso. As duas ilustrações seguintes ajudam a melhorar a percepção. O termo usado para ‘atinge’, significa modificar pelo toque. A raiz da palavra é ‘colocar fogo, acender’. Aquele que foi gerado por Deus, um em especial, Jesus, o protege. Aqui, temos a figura de proteção, guardar no sentido de impedir o acesso. O Maligno não pode ‘acender’ o pecado nos crentes porque Jesus os mantém inacessíveis, inalcançáveis. Mas é justamente o oposto, isso é, a condição daqueles a quem o Maligno tem acesso, que completa esse entendimento: o mundo está passivamente deitado no Maligno, mas os crentes estão protegidos por Jesus. Os crentes não se deitam no Maligno para ficar no pecado. Eles confessam o pecado e o deixam.
  • Qual a segunda percepção que os crentes têm? “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” – os crentes veem a grande diferença que existe entre eles e o mundo. Eles procedem de Deus, portanto têm uma natureza divina, pelo contrário, o mundo todo está passivamente deitado no Maligno. O termo que serve de base para maligno é ‘dor, aflição’. O Maligno é, portanto, aquele que causa dores e aflições. O que é necessário para alguém ficar passivamente deitado, à mercê de quem o aflige? Portanto, os crentes têm uma percepção de si mesmo como protegidos por Cristo e do mundo como atingido pelo Maligno. O mundo todo, já que todo o sistema mundano é incluído aqui, sem exceção e, se inclui o pensamento e a organização, obviamente inclui as pessoas, visto que João trata dos crentes como ‘nós somos’, portanto o mundo é o que ‘eles são’.
  • Qual a terceira percepção que os crentes têm? “Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” – os crentes veem aquele que é verdadeiro, veem que estão naquele que é verdadeiro e veem que têm o que é verdadeiro. João usou três vezes a palavra sabemos, isso é, vemos. Agora ele usou três vezes a palavra verdadeiro. Esse termo é um adjetivo que deriva do adjetivo ‘sincero’. Portanto não se trata de o Pai ser sincero, mas de ele ser feito de sinceridade, portanto algo que é real. Os crentes veem o que é real, que estão no que é real e que têm o que é real. Os crentes veem o que é real porque Jesus fez sua mente percorrê-lo de um lado até o outro (entender), para que o conhecessem por experiência própria. Os crentes veem que estão no que é real porque estão em seu Filho Jesus Cristo. Os crentes tem o que é real porque em Deus têm a vida eterna.
  • Como a advertência final de João se relaciona com as três percepções que os crentes têm? “Filhinhos, guardem-se dos ídolos” – o termo ‘ídolos’ vem da mesma raiz de ‘sabemos’, isto é, aquilo que se vê. João convida os crentes para ficarem em permanente vigilância contra coisas que se veem mas obviamente não são verdadeiras, não são reais: “Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir, nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar, pés, mas não podem andar; nem emitem som algum com a garganta.” Salmos 115:5-7. Os falsos profetas apresentavam coisas de boa aparência, mas que não eram reais. João chama os crentes àquelo que é verdadeiro e essa advertência reforça ainda mais as coisas que os crentes viam e que eram reais.

[Ouvir] O que você ouve nesse texto?
A Pax Romana, a globalização sob o Império Romano, produziu uma pós-modernidade que desconectava e individualizava as pessoas, focando-as nas sensações e na sensualidade. Isso ameaçava a unidade da Igreja no final do primeiro século, encobria a verdade bíblica e a bloqueava a verdadeira espiritualidade. Como uma poderosa bússola espiritual, essas últimas declarações de João situam claramente os crentes na confusão e complexidade da vida religiosa naquele período. Ele terminou sua carta pedindo que os crentes se concentrem em olhar para aquilo que é real e não se deixarem enganar por aparências apenas. Três percepções foram destacadas por João como fundamentais para a vida cristã:

  • A percepção de si mesmos como pessoas geradas pelo Pai e guardadas pelo Filho, portanto não passivamente dominadas pelo pecado.
  • A percepção do mundo como diferente e incompatível com os crentes, todo, pensamento, sistema e pessoas, passivamente dominados pelo Maligno e, então, entregues ao pecado e à aflição.
  • A percepção de Deus como Pai revelado pelo Filho, que não somente gerou os crentes, mas é o ambiente em que eles estão e a fonte de quem recebem a vida eterna.

[Sentir] O que você sente nesse texto?
Ao meditar nesse texto, em como João nos exorta a não olhar para a aparência das coisas, mas para a realidade que ele mesmo, inspirado por Deus, expõe cuidadosamente; ao considerar como o ver a realidade depende do abrangente pensamento provido por Jesus para uma experiência pessoal com Deus, devemos ser remetidos a um princípio como o estabelecido na carta aos Hebreus: “Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível” Hebreus 11:3.

João nos convida a uma fé inteligente, firmemente baseada em coisas que são claramente perceptíveis, mas nos exorta a vigiar para não sermos enganados pelas aparências. O mundo em que vivemos vem de séculos de cega confiança na ciência. Durante toda a modernidade as pessoas confiaram naquilo que os olhos dos cientistas viam, seus ouvidos ouviam e seu nariz cheirava. Agora, na pós-modernidade, as pessoas são levadas por suas sensações, seus sentimentos, e acreditam naquilo que seus sentidos percebem.

A ciência e a sensualidade adoram ídolos, as coisas conforme parecem ser. Nós devemos fundamentar nossa vida na percepção daquilo que é real, na Palavra de Deus, matéria prima de todas as coisas. Volte ao texto e, considerando o que João disse, responda a essas perguntas.

  • [-] Que coisas esse texto leva você a tirar de sua vida?
  • [+] Que coisas esse texto leva você a somar à sua vida?
  • [/] Que coisas esse texto leva você a dividir com os outros?
  • [x] Que coisas esse texto orienta para multiplicar o Reino?

…………………………………………………
Para mais estudos bíblicos em 1João veja:

01. Você tem comunhão com Deus? 1João 1:5-7
02. Você conhece Jesus? 1João 2:3-6
03. Você está na luz? 1João 2:9-11
04. Você tem o amor do Pai? 1João 2:15-17
05. Você tem o Pai? João 2:22,23
06. Você permanece no Filho e no Pai? 1João 2:24,25
07. Você permanece em Jesus? 1João 3:4-6
08. Você é nascido de Deus? 1João 3:7-10
09. Você já passou para a vida? João 3:11-15
10. Você sabe o que é amor? 1João 3:16-18
11. Você sabe se é da verdade? 1João 3:19-23
12. Você reconhece o Espírito de Deus? 1João 3:24-4:3
13. Você reconhece o Espírito da verdade? 1João 4:4-6
14. Você é nascido de Deus? 1João 4:7-12
15. Você permanece em Deus? 1João 4:13-16
16. Você ama a Deus? 1João 4:19-21
17. Você ama os filhos de Deus? 1João 5:1-3
18. Você tem a vida? 1João 5:10-13
19. Você é ouvido por Deus? 1João 5:14-17
20. Você sabe o que é verdadeiro? 1João 5:18-21

3 comments to 20. Você sabe o que é verdadeiro?

  • GOSTARIA DE SABER SOBRE ESTES FILMES, POIS O FILME SOCORRO TEM SIDO UMA BENÇAO ATÉ DENTRO DOS PRESIDIOS JA PASSEI E ALGUMAS ALMAS ACEITARAM JESUS.
    SEMANA PASSADA APRESENTEI O FILME SOCORRO NA IGREJA E 3 ALMAS ACEITARAM JESUS QUANDO FIZ O APELO.
    NA CADEIA AQUI DE PADRE BERNARDO OS PRESOS PEDIRAM PARA PASSAR DE NOVO POIS ELES GOSTARAM MUITO E 1 ALMA ACEITOU JESUS
    NA NOSSA SEDE EM BRAZLANDIA PASSEI ELE E O POVO GOSTOU DEMAIS E VAO CONVIDAR MAIS PESSOAS QUE NAO SAO CRENTES PARA VIR ASSISTIR, POR ESTE MOTIVO GOSTO DE PASSAR FILMES QUE TEM TRAZIDO MUITA GENTE PARA A IGREJA, GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA CONSEGUILOS.

  • gostaria de aquirir estes filmes como?

  • Prezado pastor Zeno,
    os filmes do programa Refletir podem ser adquiridos em contato com nossos missionários no escritório central da missão. Ligue para (11) 4428 3228 ou 0800 121 911 e faça a solicitação. Nossos missionários darão toda a informação necessária.