Contatos

Acompanhe o trabalho da AMME pela evangelização, apoie essa grande obra.

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar e Salva Vidas prefira ligar para (11) 4428 3222.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Facebook: Curta a página da AMME no Facebook [clique]

Ofertas

A AMME evangelizar é sustentada biblicamente, pelas ofertas daqueles a quem serve (Gl 6:6).

Doe agora (pagseguro), faça sua oferta , com segurança e facilidade. Clique no botão ‘Doar’ e siga as instruções.

 

Deposite sua oferta para AMME no Banco do Brasil Agência: 1557-1 Conta: 115278-5

Para ofertas mensais solicite boletos por telefone: (11) 4428 3222, e-mail: portal@evangelizabrasil.com

Para ofertas em material, equipamento e serviço consulte as especificações pelo telefone (11) 4428 3222

Bookmark and Share

Oficina da AMME

Solicite agora uma oficina de evangelização para a sua igreja. Clique>

Bookmark and Share

O livro de Marcos

Essa é a nova publicação evangelística da AMME para ajudar sua igreja na evangelização. Para mais informações [clique aqui].

Bookmark and Share

A visão de Cristo

Para ajudar a Igreja Brasileira é preciso olhar para ela como Cristo a vê. Conheça o Manifesto da Visão que tem orientado a AMME evangelizar desde a sua fundação. Nossa visão é chamar a Igreja Brasileira de volta ao primeiro amor e ajudá-la a fazer as coisas mais importantes. Seis minutos de leitura: A Visão de Cristo (7884)

Bookmark and Share

16. Você tem o perfeito amor?

#PACI17 – faltam cinco dias

“17 Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. 18 No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. 19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.” 1João 4:17-21

Como alguém pode ver Deus. Ora, Deus é espírito, e são necessários sentidos espirituais para perceber Deus. Que sentidos são esses e como desenvolvê-los? Como atingir um nível de luz como o de Jesus e ser como Cristo nesse mundo? Como ficar livre dos sentimentos negativos que nos prendem a esse corpo? Como chegar ao nível de perceber Deus em sua essência? Os místicos do tempo do apóstolo João e os de agora também têm muitas ideias e fazem seguidores havidos por se elevarem. João desfaz a confusão e apresenta a visão verdadeiramente cristã, libre de toda a religiosidade e misticismo. Esse texto vai ensinar a você os três sinais da máxima elevação espiritual.

[Ver] O que você vê nesse texto?
Quando propôs o amos uns aos outros como consolação, João apresentou duas preciosas promessas em que os crentes deveriam colocar sua esperança: “…se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.” 1 João 4:12. Depois ele expandiu a primeira promessa, oferecendo três provas de que Deus habita nos crentes, como também os crentes habitam em Deus. Agora, nesta seção, João mostra três sinais de que o amor de Deus chega ao estágio mais elevado na vida dos crentes que amam aos seus irmãos.

  • Qual é o primeiro sinal de que o amor de Deus chegou ao estágio mais elevado na vida dos crentes? “Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.” – os crentes que amam seus irmãos como Cristo os amou se tornam como Cristo nesse mundo. O entendimento é que ‘ele’ se refere a “Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus…” 1 João 4:15, de qualquer forma, já vimos como o Pai e o Filho são um na comunhão que João ensina. Sendo como Cristo, sendo o Corpo de Cristo nesse mundo, os crentes assim aperfeiçoados enfrentarão o dia do juízo com ousadia. Embora o dia do juízo possa se referir a um evento específico, não nos esquecemos de que, em qualquer momento quando formos acusados, achamos firmeza em amar nossos irmãos. Portanto, o primeiro sinal de que o amor que vem de Deus chegou ao estágio mais elevado em nossa vida, é que nós somos como Cristo quando amamos uns aos outros (da mesma extensão, do mesmo grau).
  • Qual é o segundo sinal de que o amor de Deus chegou ao estágio mais elevado na vida dos crentes? “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” – ou uma pessoa tem medo de ser castigado ou a pessoa tem amor. As duas coisas não combinam. Esse castigo tem a forma de privação, quando alguém tem medo de perder, ficar sem alguma coisa, essa pessoa não se sente verdadeiramente amada. Pode ser que essa ideia esteja ligada ao dia do juízo e à confiança que devemos ter, ou não. De qualquer modo, sabemos que o amor que vem de Deus atingiu seu último estágio quando não há medo. Deixamos de ter medo quando temos consciência de sermos perfeitamente amados por Deus, e disso João já falou antes (v. 16). Então ficamos firmes para amar e chegamos ao estágio mais elevado do amor.
  • Qual é o terceiro sinal de que o amor de Deus chegou ao estágio mais elevado na vida dos crentes? “Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” – o terceiro sinal de que o amor que vem de Deus atingiu seu estágio mais elevado é a transcendência. João já disse que Deus é amor, então, quando amamos, transcendemos o mundo material e nos tornamos capazes de perceber Deus. No entanto, se não amamos uns aos outros, se desprezamos, amamos comparativamente menos o irmão que está na mesma dimensão física em que estamos, isso é um sinal claro de que ainda não somos capazes de perceber Deus. A recíproca aqui é que, se amamos o irmão que vemos, somos verdadeiramente capazes de perceber Deus em sua dimensão espiritual.
  • Qual é a base que João oferece para seu ensino? “Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.” – João apresenta uma fórmula que pode ter se popularizado entre os apóstolos ou pode ser uma referência do próprio Jesus para o ensino que conjuga dois mandamentos de diferentes livros da Lei, dados em diferentes contextos e circunstâncias. Mateus (Mt 22:37-40) relata como Jesus respondeu sobre o maior mandamento citando Deuteronômio (6:4) e Levítico (19:18), os dois mandamentos ligados pela frase “E o segundo é semelhante a ele” Mateus 22:39. Novamente, o termo traduzido como ‘mandamento’ significa, não o processo de fazer algo, mas o resultado a ser atingido. Por isso podemos entender que Jesus nos deu um objetivo a ser atingido: que quem ama a Deus, ame também seu irmão”.

[Ouvir] O que você ouve nesse texto?
Os muito místicos falsos profetas falavam de um aperfeiçoamento espiritual que levaria as pessoas a uma luz cada vez maior, a uma compreensão dos mistérios espirituais e à transcendência ou superação das coisas materiais. João usa uma linguagem semelhante para falar da verdadeira evolução espiritual e os estágios mais elevados da espiritualidade. O que ele ensina é que os crentes deveriam buscar o objetivo supremo definido por Jesus de amar a Deus e amar o irmão. Mas como os crentes saberiam que atingiram esse nível mais elevado de espiritualidade? João oferece três sinais para essa identificação.

  • O nível mais elevado do amor divino é marcado pela identidade com Cristo no que se refere a amar o próximo. O crente em quem está aperfeiçoado ao máximo o amor de Deus, ama seu irmão como Cristo amou. Por causa dessa identidade com Cristo, está pronto para enfrentar o dia do juízo.
  • O nível mais elevado do amor divino é marcado pela ausência de medo. O crente em quem o amor de Deus está aperfeiçoado não se sente ameaçado, não se acha desprezado, não pensa que será preterido por motivo algum. Ele sabe que é verdadeiramente amado por Deus, então fica livre para amar.
  • O nível mais elevado de amor divino é marcado pela transcendência, pela capacidade de perceber Deus. Essa capacidade é sinalizada pela superação do desprezo, da falta de amor pelos irmãos nesse mundo.

[Sentir] O que você sente nesse texto?
Será que realmente queremos que o amor divino seja plenamente aperfeiçoado em nossa vida? Estamos em Cristo para atingirmos o máximo ou queremos apenas uma amostra, uma degustação, uma miniatura das coisas celestiais e do Reino de Deus. João escreve para leitores que estão interessados no máximo, que querem tudo o que Deus tem para eles, por isso ele fala sobre os sinais do estágio mais elevados do amor que vem de Deus, do amor divino. Obviamente, esse texto não tem sentido para quem está apenas ‘dando uma olhadinha’, para quem ainda não se decidiu completamente. E você, tem interesse em chegar ao estágio mais elevado da experiência com Deus? Quer atingir o nível máximo do amor divino? Então ame seus irmãos, como Cristo os amou. Isso fará você ser como Cristo, vai eliminar o medo em sua vida e colocar você em contato com o Divino. Volte ao texto, examine sua vida de acordo com ele e depois responda a essas pergunta.

  • [-] Que coisas esse texto leva você a tirar de sua vida?
  • [+] Que coisas esse texto leva você a somar à sua vida?
  • [/] Que coisas esse texto leva você a dividir com os outros?
  • [x] Que coisas esse texto orienta para multiplicar o Reino?

…………………………………………………
Para mais estudos bíblicos em 1João veja:

01. Você tem comunhão com Deus? 1João 1:5-7
02. Você conhece Jesus? 1João 2:3-6
03. Você está na luz? 1João 2:9-11
04. Você tem o amor do Pai? 1João 2:15-17
05. Você tem o Pai? João 2:22,23
06. Você permanece no Filho e no Pai? 1João 2:24,25
07. Você permanece em Jesus? 1João 3:4-6
08. Você é nascido de Deus? 1João 3:7-10
09. Você já passou para a vida? João 3:11-15
10. Você sabe o que é amor? 1João 3:16-18
11. Você sabe se é da verdade? 1João 3:19-23
12. Você reconhece o Espírito de Deus? 1João 3:24-4:3
13. Você reconhece o Espírito da verdade? 1João 4:4-6
14. Você é nascido de Deus? 1João 4:7-12
15. Você permanece em Deus? 1João 4:13-16
16. Você ama a Deus? 1João 4:19-21
17. Você ama os filhos de Deus? 1João 5:1-3
18. Você tem a vida? 1João 5:10-13
19. Você é ouvido por Deus? 1João 5:14-17
20. Você é nascido de Deus? 1João 5:18-21

Bookmark and Share

Comentários não foram permitidos nessa página.