Contatos

Acompanhe o trabalho da AMME pela evangelização, apoie essa grande obra.

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar e Salva Vidas prefira ligar para (11) 4428 3222.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Facebook: Curta a página da AMME no Facebook [clique]

Ofertas

A AMME evangelizar é sustentada biblicamente, pelas ofertas daqueles a quem serve (Gl 6:6).

Doe agora (pagseguro), faça sua oferta , com segurança e facilidade. Clique no botão ‘Doar’ e siga as instruções.

 

Deposite sua oferta para AMME no Banco do Brasil Agência: 1557-1 Conta: 115278-5

Para ofertas mensais solicite boletos por telefone: (11) 4428 3222, e-mail: portal@evangelizabrasil.com

Para ofertas em material, equipamento e serviço consulte as especificações pelo telefone (11) 4428 3222

Oficina da AMME

Solicite agora uma oficina de evangelização para a sua igreja. Clique>

O livro de Marcos

Essa é a nova publicação evangelística da AMME para ajudar sua igreja na evangelização. Para mais informações [clique aqui].

A visão de Cristo

Para ajudar a Igreja Brasileira é preciso olhar para ela como Cristo a vê. Conheça o Manifesto da Visão que tem orientado a AMME evangelizar desde a sua fundação. Nossa visão é chamar a Igreja Brasileira de volta ao primeiro amor e ajudá-la a fazer as coisas mais importantes. Seis minutos de leitura: A Visão de Cristo (8059)

15. Você confia no amor de Deus?

#PACI17 – faltam 6 dias

“13 Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 14 E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo. 15 Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. 16 Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.” 1João 4:13-16

As pessoas procuram uma prova da existência de Deus, discutem sobre isso e nunca chegam a uma conclusão. Muitos novos convertidos reclamam de não ‘sentirem’ a presença de Deus como alguns crentes dizem. Outros crentes mais velhos podem chegar a um momento da fé em que se questionam se Deus os está realmente ouvindo. No texto que vamos examinar, João oferece três provas para termos certeza de que estamos em Deus e Deus está em nós.

[Ver] O que você vê nesse texto?
João terminou a seção anterior com duas preciosas promessas resultantes da consolação que ofereceu: “se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.” 1João 4:12. Agora ele quer desenvolver essas duas promessas, a primeira na seção que estamos examinando e a segunda na próxima seção, dos versos 17 a 21. Portanto, a ênfase aqui é a permanência, e João volta a tratar desse tema a partir da ideia de reciprocidade que já abordou em 3:24. Ele afirma novamente, três vezes que tanto Deus habita em nós, como nós habitamos em Deus. Para cada vez que faz essa afirmação, ele oferece uma prova de sua verdade.

  • Qual a primeira prova de que os crentes habitam em Deus e Deus habita neles? “Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo” – a primeira prova da relação mútua entre os crentes e Deus é que Deus lhes deu o seu Espírito. Quanto a isso, João já ensinou no início do capítulo: os crentes sabem que têm o Espírito de Deus quando falam de acordo com Deus que Jesus é o Cristo e que o Cristo é Jesus, singular, perfeitamente humano e divino. De modo muito específico, quando se refere a ‘vimos que o Pai enviou seu Filho’, João fala obviamente do testemunho apostólico.
  • Qual a segunda prova de que os crentes habitam em Deus e Deus habita neles? “Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus“ – o testemunho, falar de acordo com o Pai que Jesus é o Filho de Deus, é uma prova de que os crentes estão em Deus e ele está nos crentes. João já ensinou isso quando disse: “Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai” 1João 2:23. A divindade de Jesus e a comunhão com o Pai são inseparáveis. O Pai disse, “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado” Mateus 3:17, e o Filho disse, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” João 14:6. Jesus disse isso significando que ele e o Pai são um. Então, se o crente diz a mesma coisa que o Pai e o Filho dizem, isso é prova de que o Pai (e o Filho) estão no crente e o crente está neles.
  • Qual a terceira prova de que os crentes habitam em Deus e Deus habita neles? “Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” – João repete a sublime afirmação sobre a essência de Deus, “Deus é amor”. Raras vezes a Bíblia afirma algo assim e João repete a afirmação tão especial para dizer que, uma vez que Deus é essencialmente amor, e o ser humano não, se os crentes amam continuamente, se habitam no amor, então é porque há algo diferente neles: permanecem em Deus e Ele permanece nos crentes. Na ideia completa, João chama a atenção de seus leitores para a verdade de que eles podem saber e confiar que são amados quando amam.

[Ouvir] O que você ouve nesse texto?
Assim João desfez a confusão dos falsos profetas, aqueles que alegavam um relacionamento especial com as coisas espirituais. São os crentes, eles somente, que tem verdadeiramente esse relacionamento e três coisas provam isso: os crentes têm o Espírito de Deus, testemunham do Filho e amam.

  • De modo muito específico, quando se refere a ‘vimos que o Pai enviou seu Filho’ como base para o testemunho, João fala obviamente do testemunho apostólico. Mas ele não se restringe e estabelece isso como um modelo para os crentes que não haviam visto Jesus fisicamente. Então, de algum modo, todos os crentes viram “que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo”. Certamente o testemunho na transformação de vidas na fé em Jesus é uma forma de vê-lo.
  • A psicologia e a psicanálise, carregadas de humanismo, definiram o ser amado como fundamento para o bem-estar humano. Qualquer problema que tenham pode ser superado se forem amados. Qualquer problema que tenham têm gênese na carência afetiva. Essa visão de mundo distorcida pode dificultar a compreensão do que João expõe. Para o apóstolo especialista em amor, sabemos e estamos seguros de que somos amados por Deus quando amamos aos outros.
  • Já fomos suficientemente exortados a não considerar como amor verdadeiro a mera caridade ou ativismo humanista. Não é o objetivo central de João, mas ele não deixa esse aspecto escapar e já tratou disso em passagens anteriores. Paulo, no sublime capítulo sobre o amor (1Co 13), diz claramente que dar tudo o que se tem aos pobres não tem relação direta com o amor cristão que ele apontava como caminho mais excelente. Quando ouvimos que amar é prova do amor de Deus, é preciso estar seguro de que tipo de amor estamos falando.

[Sentir] O que você sente nesse texto?
Que sublime riqueza podermos olhar para nossa vida e encontrarmos as provas de que habitamos em Deus e que ele habita em nós! Certamente aqueles que são do mundo não compreendem as coisas espirituais, eles continuarão procurando provas da existência de Deus onde não podem ser encontradas, mas aqueles que procedem de Deus, ouvem a voz de Deus. As ovelhas, ouvem a voz do pastor. Volte ao texto e veja as três provas de que você está em Deus e Deus está em você. Considerando isso, responda às seguintes perguntas.

  • [-] Que coisas esse texto leva você a tirar de sua vida?
  • [+] Que coisas esse texto leva você a somar à sua vida?
  • [/] Que coisas esse texto leva você a dividir com os outros?
  • [x] Que coisas esse texto orienta para multiplicar o Reino?

…………………………………………………
Para mais estudos bíblicos em 1João veja:

01. Você tem comunhão com Deus? 1João 1:5-7
02. Você conhece Jesus? 1João 2:3-6
03. Você está na luz? 1João 2:9-11
04. Você tem o amor do Pai? 1João 2:15-17
05. Você tem o Pai? João 2:22,23
06. Você permanece no Filho e no Pai? 1João 2:24,25
07. Você permanece em Jesus? 1João 3:4-6
08. Você é nascido de Deus? 1João 3:7-10
09. Você já passou para a vida? João 3:11-15
10. Você sabe o que é amor? 1João 3:16-18
11. Você sabe se é da verdade? 1João 3:19-23
12. Você reconhece o Espírito de Deus? 1João 3:24-4:3
13. Você reconhece o Espírito da verdade? 1João 4:4-6
14. Você é nascido de Deus? 1João 4:7-12
15. Você permanece em Deus? 1João 4:13-16
16. Você ama a Deus? 1João 4:19-21
17. Você ama os filhos de Deus? 1João 5:1-3
18. Você tem a vida? 1João 5:10-13
19. Você é ouvido por Deus? 1João 5:14-17
20. Você é nascido de Deus? 1João 5:18-21

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>