Contatos

Acompanhe o trabalho da AMME pela evangelização, apoie essa grande obra.

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar e Salva Vidas prefira ligar para (11) 4428 3222.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Facebook: Curta a página da AMME no Facebook [clique]

Ofertas

A AMME evangelizar é sustentada biblicamente, pelas ofertas daqueles a quem serve (Gl 6:6).

Doe agora (pagseguro), faça sua oferta , com segurança e facilidade. Clique no botão ‘Doar’ e siga as instruções.

 

Deposite sua oferta para AMME no Banco do Brasil Agência: 1557-1 Conta: 115278-5

Para ofertas mensais solicite boletos por telefone: (11) 4428 3222, e-mail: portal@evangelizabrasil.com

Para ofertas em material, equipamento e serviço consulte as especificações pelo telefone (11) 4428 3222

Bookmark and Share

Oficina da AMME

Solicite agora uma oficina de evangelização para a sua igreja. Clique>

Bookmark and Share

O livro de Marcos

Essa é a nova publicação evangelística da AMME para ajudar sua igreja na evangelização. Para mais informações [clique aqui].

Bookmark and Share

A visão de Cristo

Para ajudar a Igreja Brasileira é preciso olhar para ela como Cristo a vê. Conheça o Manifesto da Visão que tem orientado a AMME evangelizar desde a sua fundação. Nossa visão é chamar a Igreja Brasileira de volta ao primeiro amor e ajudá-la a fazer as coisas mais importantes. Seis minutos de leitura: A Visão de Cristo (7877)

Bookmark and Share

7. Você permanece em Jesus?

#PACI17 – faltam 14 dias

“4 Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 5 Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado. 6 Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.” 1João 3:4-6.

Há uma grande discussão sobre Graça entre os crentes hoje e a liberdade que têm em Cristo. Para muitos, estar em Cristo é ter tudo permitido, sem qualquer restrição. Não se vê diferença entre eles e o mundo, entre eles e os pecadores. Será que isso é Graça? Tais crentes veem o Antigo Testamento com tanta aversão que beiram a heresia do marcionismo e se referem à Lei como se a Palavra de Deus tivesse passado e não fosse mais válida. No texto de hoje João procura desfazer essa confusão e nos prova pela Palavra, para saber quem recebeu o Evangelho do Reino e quem ainda não o experimentou e nem o conhece.

[Ver] O que você vê nesse texto?
João se concentra no tema da santidade desde dos versos 2:28 ao 3:10. Os hereges daquela época minimizavam a importância do pecado e se consideravam inimputáveis de diversas formas. Para tratar do tema e desfazer a confusão, o apóstolo fala da manifestação de Jesus. Do verso 2:28 ao 3:3, João apresenta a manifestação futura de Jesus como motivo para a santificação. Dos versos 4 ao ao 10, João trata da manifestação passada de Jesus. Esses versos podem ainda ser divididos em dois temas: a natureza do pecado nos versos 4 a 6, que estamos examinando agora, e a origem do pecado nos versos 7 a 10, que examinaremos depois.

  • João dá uma das mais claras e objetivas definições de pecado; como ele o define? “Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei” – muitas pessoas já ouviram dizer que pecado significa ‘errar o alvo’. De fato a palavra era usada na arqueria e em muitas outras áreas e significa literalmente ‘não ter parte’, portanto o arqueiro ou a flecha não alcançou nenhuma parte do alvo. Já a palavra traduzida como transgredir e transgressão aqui é ‘anomia’, termo que usamos no português e que significa ‘sem lei’. João usa um jogo de palavras para reforçar a ideia de ‘não fazer a vontade de Deus’. Aquele que não tem parte (nas coisas de Deus) é aquele que vive sem lei, de fato, não ter parte é viver sem lei.
  • Como a manifestação passada de Jesus se opõe à natureza ou essência do pecado? “Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado” – era do conhecimento dos crentes que Jesus veio para eliminar a condição em que as pessoas não tivessem parte na vontade de Deus ou vivessem sem lei e nele próprio nada havia fora da vontade do Pai. O próprio João relatou o que outro João disse sobre Jesus: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1:29. O próprio Jesus avisou aos seus ouvintes: “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.” Mateus 5:17.
  • A que conclusão João leva seus leitores ao definir a essência do pecado e opor a isso a manifestação de Jesus? “Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu” – já ouvimos João falando de Jesus como um ambiente no qual podemos habitar, permanecer ou estar. Ora, se Jesus veio para eliminar a condição em que as pessoas viviam fora da vontade de Deus, e se ele mesmo em nada fugia à Lei, então não é possível estar ao mesmo tempo em Jesus e viver fora da Lei. Se alguém vive fora da vontade de Deus, não é ‘sensitivo’ a Jesus e nem tem a ‘gnose’ dele – percepção e conhecimento – João parece usar propositadamente as palavras preferidas dos hereges para deixar claro que aquilo que eles mais defendiam era exatamente onde estavam errados.

[Ouvir] O que você ouve nesse texto?
Os atuais discursos sobre ‘Graça’ estão levando muitos crentes ao pecado e à transgressão. Quando um crente acha que por causa da Graça pode viver sem lei, está completamente enganado acerca da razão e da natureza da manifestação de Cristo. João vai ao centro da força herética, uma alegada condição especial dos ‘iluminados’ em que o pecado já não podia atingi-los e acha o ponto fraco dessa ideia herética. Desde o capítulo 1, o apóstolo nos ensina que o pecado pode atingir a qualquer um, “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” 1 João 1:8, e, logo em seguida, aponta a solução em Jesus.

  • Se alguém vive sem lei, fora da vontade de Deus, fora do Reino ou Governo de Deus, esse está no pecado.
  • Se alguém experimentou Jesus e o conhece verdadeiramente, esse tem parte na vontade de Deus, não vive fora dela. Não discutimos nessa passagem a luta contra a carne, o empenho que é necessário para mortificá-la. A questão é que se habitamos em Jesus, nosso desejo é que a vontade de Deus se cumpra.
  • Não cabe aqui uma teorização do que João disse, “Todo aquele que nele permanece não está no pecado”, não é preciso diferenciar velho homem do novo homem, ou o pecado contínuo do pecado eventual, e tantas outras tentativas que se fazem de conciliação do texto. O fato é simples, ou você vive sem lei fora de Jesus ou vive com lei em Jesus.

[Sentir] O que você sente nesse texto?
Esse é um assunto difícil quando se trata da Teologia Sistemática, mas não é de dogmas que a Bíblia é feita. Para quem procura o puro e simples Evangelho do Reino, esse texto é fácil de entender e é por isso que oramos “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Mateus 6:9,10. Se você habita em Jesus, seu desejo é fazer a vontade de Deus, então você não está no pecado. Agora volte ao texto, medite e responda:

  • [-] Que coisas esse texto leva você a tirar de sua vida?
  • [+] Que coisas esse texto leva você a somar à sua vida?
  • [/] Que coisas esse texto leva você a dividir com os outros?
  • [x] Que coisas esse texto orienta para multiplicar o Reino?

…………………………………………………
Para mais estudos bíblicos em 1João veja:

01. Você tem comunhão com Deus? 1João 1:5-7
02. Você conhece Jesus? 1João 2:3-6
03. Você está na luz? 1João 2:9-11
04. Você tem o amor do Pai? 1João 2:15-17
05. Você tem o Pai? João 2:22,23
06. Você permanece no Filho e no Pai? 1João 2:24,25
07. Você permanece em Jesus? 1João 3:4-6
08. Você é nascido de Deus? 1João 3:7-10
09. Você já passou para a vida? João 3:11-15
10. Você sabe o que é amor? 1João 3:16-18
11. Você sabe se é da verdade? 1João 3:19-23
12. Você reconhece o Espírito de Deus? 1João 3:24-4:3
13. Você reconhece o Espírito da verdade? 1João 4:4-6
14. Você é nascido de Deus? 1João 4:7-12
15. Você permanece em Deus? 1João 4:13-16
16. Você ama a Deus? 1João 4:19-21
17. Você ama os filhos de Deus? 1João 5:1-3
18. Você tem a vida? 1João 5:10-13
19. Você é ouvido por Deus? 1João 5:14-17
20. Você é nascido de Deus? 1João 5:18-21

Bookmark and Share

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>