Contatos

Acompanhe o trabalho da AMME pela evangelização, apoie essa grande obra.

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar e Salva Vidas prefira ligar para (11) 4428 3222.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Facebook: Curta a página da AMME no Facebook [clique]

Ofertas

A AMME evangelizar é sustentada biblicamente, pelas ofertas daqueles a quem serve (Gl 6:6).

Doe agora (pagseguro), faça sua oferta , com segurança e facilidade. Clique no botão ‘Doar’ e siga as instruções.

 

Deposite sua oferta para AMME no Banco do Brasil Agência: 1557-1 Conta: 115278-5

Para ofertas mensais solicite boletos por telefone: (11) 4428 3222, e-mail: portal@evangelizabrasil.com

Para ofertas em material, equipamento e serviço consulte as especificações pelo telefone (11) 4428 3222

Bookmark and Share

Oficina da AMME

Solicite agora uma oficina de evangelização para a sua igreja. Clique>

Bookmark and Share

O livro de Marcos

Essa é a nova publicação evangelística da AMME para ajudar sua igreja na evangelização. Para mais informações [clique aqui].

Bookmark and Share

A visão de Cristo

Para ajudar a Igreja Brasileira é preciso olhar para ela como Cristo a vê. Conheça o Manifesto da Visão que tem orientado a AMME evangelizar desde a sua fundação. Nossa visão é chamar a Igreja Brasileira de volta ao primeiro amor e ajudá-la a fazer as coisas mais importantes. Seis minutos de leitura: A Visão de Cristo (7384)

Bookmark and Share

5. Você tem o Pai?

#PACI17 – faltam 16 dias
“22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. 23 Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.” João 2:22-23.

Certa vez fomos evangelizar em uma escola e a diretora nos advertiu: falar de Deus pode, mas não pode falar de Jesus. Todos acreditam em Deus, mas nem todos entendem Jesus da mesma forma. Alguém já tentou me explicar que, para evangelizar um muçulmano, não podemos dizer que Jesus é Deus, ou que ele é o Filho de Deus. Será que falar de Deus sem falar de Jesus funciona? Será que falar de Jesus como se ele fosse apenas um homem bom funciona? É possível ter o Pai sem ter o Filho?

[Ver] O que você vê nesse texto?
Dos versos 19 a 21 João está lidando com um fato: algumas pessoas que ele denomina como anticristos haviam saído de entre os crentes, mas deixaram alguns ensinamentos que precisavam ser combatidos. O apóstolo diz que duas coisas guardavam os crentes da heresia, a unção que procede do Santo e o conhecimento da Verdade. A unção que procede do Santo se refere à presença do Espírito Santo (Lc 4:18; At 10:38). O conhecimento da Verdade é o conhecimento dos fundamentos do Evangelho e sobre isso ele ainda vai falar mais adiante.

  • Como João classifica as pessoas que negam que Jesus é o Cristo e que negam o Pai e o Filho? “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.” – Ele diz que estas pessoas são falsificadoras, fabricam uma mensagem que tem aparência de verdade, mas é mentira. Também são anticristos em pelo menos dois sentidos válidos: eles se opõem a Cristo e se colocam no lugar de Cristo. João reconhece a vinda de um determinado anticristo, mas entende que há um princípio que vai além daquela entidade.
  • Porque João identifica aqueles que negam que Jesus é o Cristo como quem nega o Pai e o Filho? “Todo o que nega o Filho também não tem o Pai” – João afirma que ao negar, isto é, ao não afirmar que Jesus é o Cristo, as pessoas não podem ter o Pai. O apóstolo pode estar fazendo referência ao discurso de Jesus que ele mesmo relatou no Evangelho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto” João 14:6,7.
  • Se os anticristos negam o Pai e o Filho, o que devem fazer aqueles que receberam a unção do Santo e conhecem a verdade? “quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai” – quem tem o Espírito e a Verdade confessa publicamente o Filho, essa é a tradução para uma palavra que também veio para o português no vocabulário jurídico: ‘homologar’. O termo quer dizer basicamente concordar, falar a mesma coisa, ou simplesmente confessar. Quem faz isso tem o Pai.

[Ouvir] O que você ouve nesse texto?
Isso é muito interessante: negar é falar o contrário (gr. arreo), confessar é falar a mesma coisa (gr. Homologueo). Quando se pensa que dependemos da unção do Santo e do conhecimento da Verdade, a grande questão é se as Palavras de nossa boca são as mesmas Palavras de Jesus, ou são palavras diferentes? Se falamos a mesma coisa que Jesus, temos o Pai, se falamos diferente de Jesus, não temos nem o Filho e nem o Pai.

Sabemos que a heresia do gnosticismo duvidava que Jesus fosse divino, tivesse sido gerado pelo Pai. Aqueles hereges achavam que Jesus havia sido como qualquer outro ser humano na maior parte de sua vida, e apenas recebera a presença de Deus em momentos específicos. Será que isso acontece hoje. De algum modo as pessoas estão diminuindo Jesus?

  • O humanismo pressiona a produção de uma teologia liberal que apresenta um ‘cristo mais humano’, que aceita que as pessoas se mantenham como são e concorda com seus desejos e vontades. O resultado disso no culto é a redução do temor e da reverência. Jesus se torna um ‘parceiro de dança na balada do louvor’.
  • O ecumenismo pressiona uma religiosidade com menos Cristo, porque a ideia de Deus ter um filho que é um com ele dificulta o diálogo com muçulmanos, espíritas e qualquer outra religião. Jesus é uma rocha de tropeço, quando ele é confessado publicamente as pessoas se dividem. Então, para ficar tudo bem, as pessoas querem um discurso mais para “a grande força vital”, impessoal, indescritível, intangível.
  • Um terceiro tipo de negação do Cristo vem de crentes que reconhecem sua glória divina, mas não sua humanidade. Embora isso soe um pouco diferente dos hereges no tempo de João, ainda é um pensamento de anticristo. Jesus é tão glorioso que não podemos toma-lo como exemplo para nossa vida nem somos capazes de imitá-lo.

[Sentir] O que você sente nesse texto?
João quer saber se temos o Pai. Se não exaltamos Cristo como Deus, se não reconhecemos sua glória, se não trememos diante do seu poder, não podemos chegar ao Pai. Se acreditamos num Deus genérico e deixamos Cristo de lado para não perder os amigos, não temos o Pai também. Se olhamos para Cristo como um ser distante e inacessível, se não o imitamos e obedecemos no dia a dia, não temos o Pai. Podemos falar de Deus, nos tornarmos religiosos, ir à igreja e cumprir rituais, mas somente Jesus é a Porta e o Caminho para o Pai. Hoje somos chamados a refletir sobre quem é Jesus para nós. Isso dirá quão perto estamos do Pai. Pense nisso e responda:

  • [-] Que coisas esse texto leva você a tirar de sua vida?
  • [+] Que coisas esse texto leva você a somar à sua vida?
  • [/] Que coisas esse texto leva você a dividir com os outros?
  • [x] Que coisas esse texto orienta para multiplicar o Reino?

…………………………………………………
Para mais estudos bíblicos em 1João veja:

01. Você tem comunhão com Deus? 1João 1:5-7
02. Você conhece Jesus? 1João 2:3-6
03. Você está na luz? 1João 2:9-11
04. Você tem o amor do Pai? 1João 2:15-17
05. Você tem o Pai? João 2:22,23
06. Você permanece no Filho e no Pai? 1João 2:24,25
07. Você permanece em Jesus? 1João 3:4-6
08. Você é nascido de Deus? 1João 3:7-10
09. Você já passou para a vida? João 3:11-15
10. Você sabe o que é amor? 1João 3:16-18
11. Você sabe se é da verdade? 1João 3:19-23
12. Você reconhece o Espírito de Deus? 1João 3:24-4:3
13. Você reconhece o Espírito da verdade? 1João 4:4-6
14. Você é nascido de Deus? 1João 4:7-12
15. Você permanece em Deus? 1João 4:13-16
16. Você ama a Deus? 1João 4:19-21
17. Você ama os filhos de Deus? 1João 5:1-3
18. Você tem a vida? 1João 5:10-13
19. Você é ouvido por Deus? 1João 5:14-17
20. Você é nascido de Deus? 1João 5:18-21

Bookmark and Share

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>