Contatos

Acompanhe o trabalho da AMME pela evangelização, apoie essa grande obra.

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar e Salva Vidas prefira ligar para (11) 4428 3222.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Facebook: Curta a página da AMME no Facebook [clique]

Ofertas

A AMME evangelizar é sustentada biblicamente, pelas ofertas daqueles a quem serve (Gl 6:6).

Doe agora (pagseguro), faça sua oferta , com segurança e facilidade. Clique no botão ‘Doar’ e siga as instruções.

 

Deposite sua oferta para AMME no Banco do Brasil Agência: 1557-1 Conta: 115278-5

Para ofertas mensais solicite boletos por telefone: (11) 4428 3222, e-mail: portal@evangelizabrasil.com

Para ofertas em material, equipamento e serviço consulte as especificações pelo telefone (11) 4428 3222

Bookmark and Share

Oficina da AMME

Solicite agora uma oficina de evangelização para a sua igreja. Clique>

Bookmark and Share

O livro de Marcos

Essa é a nova publicação evangelística da AMME para ajudar sua igreja na evangelização. Para mais informações [clique aqui].

Bookmark and Share

A visão de Cristo

Para ajudar a Igreja Brasileira é preciso olhar para ela como Cristo a vê. Conheça o Manifesto da Visão que tem orientado a AMME evangelizar desde a sua fundação. Nossa visão é chamar a Igreja Brasileira de volta ao primeiro amor e ajudá-la a fazer as coisas mais importantes. Seis minutos de leitura: A Visão de Cristo (7663)

Bookmark and Share

4. Você tem o amor do Pai?

#PACI17 – faltam 17 dias

“15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. 17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1João 2:15-17

Uma marca de nosso tempo é o consumismo. Milhares de pessoas se dedicam e milhões em dinheiro são gastos para fazerem as pessoas desejarem coisas ao ponto de se endividarem. É uma época definida por desejos incontroláveis de sentir alguma coisa, de aparentar o que não são e de demonstrar status e superioridade. As coisas que prometem satisfazer esses desejos, no entanto, passam e não podem ser retidas. Elas se vão e deixam as pessoas para trás, deprimidas, frustradas e doentes. Esse texto apresenta uma porta de saída dessa ilusão de mercado, desse mundo de prazeres passageiros, aparências e status sem mérito.

[Ver] O que você vê nesse texto?
A palavra traduzida como ‘mundo’ nessa passagem significa literalmente ‘ordem’. Portanto, o que está em questão aqui são os sistemas, o mundo organizado em que vivemos, com suas normas, regras e convenções.

  • Qual a alternativa de amor que o autor apresenta? “Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” – o termo ‘agape’ é usado indistintamente aqui, como verbo e como substantivo. Esse termo significa ‘preferir’. A pessoa que prefere o mundo, não tem o amor que procede do Pai, que é gerado por ele. Isto significa que o coração dessa pessoa não foi transformado para preferir aquelas coisas que o Pai prefere.
  • Que coisas do mundo o autor relaciona para não se amar? “a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens” – no verso 15 é usada a palavra ‘amor’, mesmo para o mundo, no verso 16, é usada a palavra ‘paixão’, que pode ser positiva mas aqui é traduzida como ‘cobiça’. O autor não faz uma relação de coisas do mundo, ficando claro que o problema não está nas coisas em si mesmas. O problema está em: a) sensualidade – inclinação pelos prazeres dos sentidos, o intenso desejo por coisas que afetam as sensações; b) exibicionismo – necessidade de exibir e aparentar algo, a paixão por coisas que fazem aparecer, se destacar; c) arrogância – orgulho, soberba, a paixão pelas coisas que dão status.
  • Qual a alternativa de coisas a serem amadas o autor apresenta? “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” – o autor compara as paixões da sensualidade, exibicionismo e arrogância com o fazer a vontade de Deus, uma ótima interpretação do que é o ‘amor do Pai’. Ele também diz que o mundo e suas paixões ou desejos passam, mas as pessoas que fazem o que Deus deseja ou prefere permanecem para sempre.

[Ouvir] O que você ouve nesse texto?
Esse é um texto que coloca as pessoas na defensiva. Elas logo tentam proteger uma relação de coisas que gostam no mundo, para que não sejam incluídas aqui. Por outro lado, esse é um texto que leva muitas pessoas a fazerem uma lista de coisas que são ‘do mundo’, e essas listas são sempre muito falhas. O texto é bastante simples e apresenta dois fatores para classificar qualquer coisa que existe no mundo. O problema são as paixões que nos cegam e impedem de ver o que é simples.

  • Primeiro, as coisas são do mundo e não devem ser amadas se provocam em nós: sensualidade, exibicionismo e arrogância. Qual o problema com a comida? Todos precisam comer! Mas se eu desejo a comida pelo prazer sensual de comer (glutonaria), ou se como para me mostrar e exibir, ou ainda se como para impor meu status, isso é amar o mundo e o que no mundo há. A mesma coisa com a roupa, o carro, a casa etc.
  • Segundo, as coisas do mundo são aquelas que são minha preferência e não a preferência de Deus. Aquilo que Deus não escolheu, não preferiu, aquilo que ocupa o lugar do que Deus quer ou deseja, aquilo que me impede de preferir a vontade de Deus, isso é amar o mundo e o que no mundo há.

[Sentir] O que você sente nesse texto?
Um episódio relatado por João em seu Evangelho, e que ilustra muito bem o assunto que estamos estudando, é o dos discípulos comendo à beira do poço de Sicar. Quando eles ofereceram comida a Jesus, o Senhor lhes respondeu: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.” João 4:34. Jesus comia, mas não permitia que a comida o impedisse de preferir a vontade do Pai. Pensando nisso, volte ao texto e responda:

  • [-] Que coisas esse texto leva você a tirar de sua vida?
  • [+] Que coisas esse texto leva você a somar à sua vida?
  • [/] Que coisas esse texto leva você a dividir com os outros?
  • [x] Que coisas esse texto orienta para multiplicar o Reino?

…………………………………………………
Para mais estudos bíblicos em 1João veja:

01. Você tem comunhão com Deus? 1João 1:5-7
02. Você conhece Jesus? 1João 2:3-6
03. Você está na luz? 1João 2:9-11
04. Você tem o amor do Pai? 1João 2:15-17
05. Você tem o Pai? João 2:22,23
06. Você permanece no Filho e no Pai? 1João 2:24,25
07. Você permanece em Jesus? 1João 3:4-6
08. Você é nascido de Deus? 1João 3:7-10
09. Você já passou para a vida? João 3:11-15
10. Você sabe o que é amor? 1João 3:16-18
11. Você sabe se é da verdade? 1João 3:19-23
12. Você reconhece o Espírito de Deus? 1João 3:24-4:3
13. Você reconhece o Espírito da verdade? 1João 4:4-6
14. Você é nascido de Deus? 1João 4:7-12
15. Você permanece em Deus? 1João 4:13-16
16. Você ama a Deus? 1João 4:19-21
17. Você ama os filhos de Deus? 1João 5:1-3
18. Você tem a vida? 1João 5:10-13
19. Você é ouvido por Deus? 1João 5:14-17
20. Você é nascido de Deus? 1João 5:18-21

Bookmark and Share

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>