A visão de Cristo

Para ajudar a Igreja Brasileira é preciso olhar para ela como Cristo a vê. Conheça o Manifesto da Visão que tem orientado a AMME evangelizar desde a sua fundação. Nossa visão é chamar a Igreja Brasileira de volta ao primeiro amor e ajudá-la a fazer as coisas mais importantes. Seis minutos de leitura: A Visão de Cristo (706)

Bookmark and Share

Doando

Orando, doando e agindo para a evangelização: é assim que a Igreja volta ao primeiro amor e pratica as obras mais importantes.

Doe agora (pagseguro), faça sua oferta , com segurança e facilidade. Clique no botão ‘Doar’ e siga as instruções.

Deposite sua oferta para AMME no Banco do Brasil Agência: 3279-4 Conta: 15278-1

Para ofertas mensais solicite boletos por telefone: (11) 4428 3222, e-mail: portal@evangelizabrasil.com, ou baixe o formulário download id=”31″]

Para ofertas em material, equipamento e serviço consulte as especificações pelo telefone (11) 4428 3222

Bookmark and Share

Amor em ação

Ao orar com a AMME, rogue ao Senhor da Seara que envie trabalhadores para sua Seara.

Ao doar com a AMME, oferte para a construção da base missionária Cidade Forte.

Ao agir com a AMME, utilize e divulgue o programa Iluminar.

Bookmark and Share

Contatos

Acompanhe o trabalho da AMME pela evangelização, apoie essa grande obra.

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar e Salva Vidas prefira ligar para (11) 4428 3222.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Facebook: Curta a página da AMME no Facebook [clique]

3 atos missionários

Não deixe MISSÕES em branco! 3 atos missionários para restaurar e fortalecer a missão da Igreja. [veja aqui]

Missões em 3 atos
- Primeiro ato: interceda
- Segundo ato: dedique
- Terceiro ato: evangelize
.

Bookmark and Share

Teatro na Evangelização – Esquetes

Gostaria de dar algumas dicas de como melhor utilizar o teatro na evangelização. Muitos têm se utilizado das artes cênicas de uma maneira muito proveitosa, mas sem bons conselhos, às vezes, uma ferramenta pode ser utilizada no lugar errado na hora errada. Assista ao vídeo de uma esquete ao final do artigo.

Já há sete anos trabalhando na AMME Evangelizar, e uns dez envolvido com teatro, percebi que existe um tipo de teatro que funciona melhor como estratégia evangelistíca em geral. Em minha opinião, e na opinião da AMME, o melhor teatro que pode ser utilizado na evangelização é o que chamamos de Esquete. Que são peças de teatro rápidas, que duram entre 5 a 15 minutos, no máximo, em que você pode misturar outros recursos cênicos (palhaços, dança, pantomima, mímica etc) melhorando ainda mais a maneira de comunicar o que se quer, em nosso caso, o evangelho.

Na verdade, o que na esquete é muito útil quando usada para a evangelização é a rapidez com que se comunica, pois, a concentração das pessoas está cada vez menor. Outra vantagem é poder trabalhar com vários outros segmentos da encenação, tornando a esquete ainda mais interessante e abrangente. Segue, então, quatro dicas de como ter um melhor aproveitamento em suas apresentações de esquetes:

Primeira dica: Nunca vire as costas para o público. Mesmo que uma ou outra cena exija um virar as costas, tente fazer isso poucas vezes e bem rápido, evitando, ao máximo,  ficar de costas para o público. Às vezes, em algumas esquetes não se tem fala, somente gestos, esses, precisam ser vistos por seu público; dar muito as costas à platéia minimiza o entendimento do todo que se quer transmitir.

Segunda dica: Seja o mais exagerado que puder. Quanto mais melhor, existe risadas e RISADAS. Quando fizer qualquer interpretação exagere ao máximo o que fizer, caras e bocas, um riso, um abraço, um choro, cair no chão, o que for, faça de uma maneira bem enérgica. Isso potencializa o entendimento da mensagem, tornando a cena muito mais engraçada ou mais dramática do que as pessoas estão acostumadas a ver no dia-a-dia.

Terceira dica: Quando falar, fale o mais alto que puder. Todos precisam ouvir e geralmente não se tem microfones para ampliar sua voz, por isso, treine muito para falar sempre bem alto. Lembre-se: não use só a garganta, pois, em poucos minutos falando bem alto não terá mais voz. Use o diafragma, que comprime os pulmões impulsionando sua voz para mais longe sem machucar as cordas vocais. Fazendo a respiração correta, poupará sua voz e poderá repetir várias vezes o que está fazendo sem perder a voz.

Quarta dica: Comunique-se muito com a platéia. Mas como se comunicar se algumas vezes a esquete é muda? Simples. Mesmo quando não se fala, podemos nos comunicar com a platéia. Sim, através dos olhares e gestos corporais ou faciais. Por exemplo, quando se derruba um objeto, olhe para a platéia de uma forma assustada e depois para o objeto caído e novamente para a platéia. Essa é uma maneira de comunicar que um objeto caiu, sem usar palavras. Se puder falar, pergunte à platéia, envolva-a na esquete.

Assista a um vídeo de seis minutos de uma esquete usada para a evangelização de adoslescentes em um programa de erradicação do trabalho infantil na cidade do Oiapoque, Estado do Amapá. Muitos adolescentes nesse dia decidiram andar com Jesus e obedecer seus conselhos. Essa peça foi feita pelos alunos da escola de evangelização da AMME Evangelizar em seu período prático no norte do país. A peça se chama “dois chefes”, encenada por: Niltom (PA) como chefe1; Daniel (SP) como servo e Raquel (CE) como chefe2. Essa esquete fala de um empregado que tenta agradar a dois chefes ao mesmo tempo. Divirta-se! 

Bookmark and Share

14 comments to Teatro na Evangelização – Esquetes

  • JUNIOR

    PAZ AMADOS, MAIS UMA VEZ A AMME ME SURPREENDE PARA A GLORIA DE DEUS.
    ESTOU UM POUCO COM DIFICULDADES QUANTO A ESSA IMPORTANTE FERRAMENTA DA EVAGENLIZAÇÃO O TEATRO, E VEIO NA HORA CERTA AS 4 DICAS QUE O MISSº NOS PASSOU. JÁ PASSEI PARA MINHA LÍDER DE TEATRO E CREIO QUE O SENHOR NOS DARÁ MAIORES ENTENDIMENTO E SABEDORIA PARA CONQUISTAR MAIS ALMAS AO REINO.
    VALEU AMME QUE JESUS CRISTO LHE ABENÇOE.
    COM APREÇO SERVO JUNIOR.

  • Parabéns pela esquete ! Amei e ri muito…..Matéria boa!
    Deus certamente continuará abençoando voces para conquistar muitas almas, atraves de um trabalho que além da mensagem séria, gera muita alegria! Fraternal abraço na Paz de Cristo! Vit./ES

  • Ana Cláudia

    Parabéns pela enquete,sou Coordenadora dos Adolecentes na minha congregação e Deus tem colocado no nosso coração a utilização de um método dinamico para nossos adolecentes mais com uma missão de levar o evangelho a todas as criaturas e Deus tem salvo muitas vidas………. e tem renovado as nossas forças…. Parabéns a vcs….

    Kakau Bengui II – Congregação CATALINA

  • Quero parabenizalos por esta iniciativa maravilhosa, de evangelizar-mos através de meios como a incenação teatral algo tão dinâmico e que pode sim trazer muitos resultados a curto ou alongo prazo; pois uma imagem muitas das vezes se fixa em nossa mente causando conciência do que foi exibido.

  • [...] Gostaria de dar agora algumas dicas para se aplicar melhor essa esquete. Após as dicas você pode fazer o download do texto original da peça. Para aqueles que querem assistir a esquete clique [AQUI]. [...]

  • Rodolfo Jason

    Graça e Paz!!!!!!
    Amados estou deveras feliz em poder receber informações, orientação atraves dos email que me envaim diariaamente. Que Deus os abençoe a cada dia em nome de Jesus. Mto Grato
    Pastor Rodolfo Jason

  • Claudomiro

    Graça e paz
    Gostaria de saber se vocês podem enviar para mim as peças de teatro escrita para que trabalharmos com elas em nossa comunidade.
    Amamos o teatro e precisamos de material.
    Obrigado a todos.
    Sucesso sempre e em tudo. Paz
    *A Revista Evangelizar publica, em toda edição, uma peça. Entre em contato pelo 0800 772 12 32.

  • Raphael

    Obrigado pelas dicas, adorei!
    Vou precisar usá-las na peça que vou apresentar semana que vem!
    Obrigado, até logo…

  • claudete

    gostaria dessa esquete escrita pod ser?

  • Denilia

    Oláááá!!!…
    Gostei muito das dicas e da peça.
    Achei ela simples e com um objetivo bem claro,
    fácil de se entender,que não podemos dedicar a 2 coisas ao mesmo tempo…
    Ás vezes queremos algo grande,e esquecemos das pequenas coisas
    que estão ao nosso redor,que somos capazes de fazer,não é nescessário fazer uma grande peça.As esquetes são muito mais fácieis,para as pessoas entenderem,não são cansativas,e atraem a qualquer grupo de pessoas e isso torna a evangelização mais fáscil.
    Queridos que Deus os abençoem ricamente!!
    Creio que irei aprender muito com vocês…

  • maria

    gostei muito as dicas obrigada

  • Deborah

    gostei muito mas também aprendi com as dicas
    obrigada

  • Deborah Cavalcanti

    Adorei as dicas, obrigada mesmo.

  • Jéssica

    Ola pessoal!
    Tudo bem?

    Sou Jéssica da IGREJA DE DEUS NO BRASIL
    e gostaria de saber se vocês podem me passar
    as musicas dos teatros carro,herói,etc
    porque ja fomos ensinados pelo força extra com esses teatros,mas perdemos a unica cópia do cd com as musicas.
    Espero que possam nos ajudar!

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>