FILE__).'/'); require_once(ABSPATH.'wp-settings.php'); ?> Clubes bíblicos | Evangeliza Brasil

Contatos

Acompanhe o trabalho da AMME pela evangelização, apoie essa grande obra.

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar e Salva Vidas prefira ligar para (11) 4428 3222.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Facebook: Curta a página da AMME no Facebook [clique]

Ofertas

A AMME evangelizar é sustentada biblicamente, pelas ofertas daqueles a quem serve (Gl 6:6).

Doe agora (pagseguro), faça sua oferta , com segurança e facilidade. Clique no botão ‘Doar’ e siga as instruções.

 

Deposite sua oferta para AMME no Banco do Brasil Agência: 1557-1 Conta: 115278-5

Para ofertas mensais solicite boletos por telefone: (11) 4428 3222, e-mail: portal@evangelizabrasil.com

Para ofertas em material, equipamento e serviço consulte as especificações pelo telefone (11) 4428 3222

Clubes bíblicos

Conheça aqui o novo programa da AMME para ajudar as igrejas evangélicas brasileiras na sua tarefa de evangelizar jovens, adolescentes e crianças, e dê sua opinião para ajudar no desenvolvimento do projeto.

.
Conceituação
Ainda não está definida a marca que utilizaremos. Clube bíblico é um conceito similar a pequenos grupos, células, grupo de estudo: Um líder leigo reúne um grupo de interessados e juntos cumprem tarefas de aprendizado para o crescimento pessoal. Os clubes podem ser formados nas casas, condomínios, escolas, universidades, nas ruas, quadras de esportes, pistas de skate, praias, enfim… onde quer que as pessoas se encontrem.

Abordagem em duas fases

    1. Impacto – Objetivo: Levar as pessoas à obediência de um ensino de Jesus em um aspecto relevante na vida de cada faixa etária e formar ou fortalecer clubes bíblicos. Ação: Os interessados no ministério com clubes bíblicos organizarão uma apresentação sobre um tema relevante e distribuirão uma porção bíblica sobre o assunto; AMME oferecerá o programa para preparação da apresentação (música, teatro, dinâmicas etc.) e o material bíblico para distribuição; serão feitos convites verbais e impressos para os clubes bíblicos.
    2. Clubes – Objetivo: edificação e integração de pessoas interessadas em seguir Cristo. Ação: Os interessados no ministério com clubes bíblicos organizarão encontros semanais para estudos bíblicos (e opcionalmente diários para apoio); AMME oferecerá o Evangelho de Marcos ilustrado e grifado de acordo com cada idade e também o currículo das aulas que poderão ser baixadas da Internet.

Texto bíblico base
Optamos pelo Evangelho de Marcos, por ser um texto com que jovens, adolescentes e crianças de nossos dias podem se identificar. As histórias são curtas, o ritmo é acelerado e Jesus é apresentado como um homem de ação.

Público e conteúdo
Nosso programa está destinado a quatro faixas etárias e para cada faixa etária o conteúdo terá uma ênfase diferente e um objetivo específico. A ênfase e o objetivo para cada grupo estão baseados no conceito de “Gestação Espiritual” apresentado no livro “Prossigo para o alvo” do missionário José Bernardo e apresentado nas conferências Frutificar:

    1) Livro Azul – Crianças até 8 anos; Ênfase: Jesus Cristo é o Criador; Objetivo: Fortalecer o relacionamento da criança na perspectiva de que Jesus é aquele que nos criou e provê tudo o que necessitamos e de quem devemos depender (segurança/ identidade).
    2) Livro Amarelo – Crianças até 12 anos; Ênfase: Jesus Cristo é o Senhor; Objetivo: Fortalecer o relacionamento da criança na perspectiva de que Jesus é aquele que governa e controla todas as coisas e a quem devemos obedecer (afetividade/ relacionamento).
    3) Livro Verde – Adolescentes até 17 anos; Ênfase: Jesus Cristo é o Amigo; Objetivo: Fortalecer o relacionamento dos adolescentes na perspectiva de que Jesus é o melhor amigo, tem planos com os quais podemos cooperar (status/ sociabilidade).
    4) Livro Vermelho – Jovens até 25 anos; Ênfase: Jesus Cristo é o Irmão; Objetivo: Fortalecer o relacionamento do jovem na perspectiva de que Jesus é o modelo que deve ser seguido e imitado para o sucesso pessoal (auto-realização/ perspectiva).

Promoção/ divulgação
AMME apresentará treinamentos para líderes de clubes bíblicos em todo o Brasil, fornecendo um manual do líder para cada participante interessado. O objetivo inicial é a formação de 10.000 clubes bíblicos.

Questionário:
Ajude-nos a aperfeiçoar este projeto respondendo às seguintes questões (use o campo de comentários para incluir sua resposta):

    1. Em sua opinião, quais são os obstáculos, resistências ou dificuldades que se enfrentará para desenvolver um grande movimento de clubes bíblicos em todo o país?
    2. O que você acha da escolha do Evangelho de Marcos como livro texto para o currículo dos clubes bíblicos?
    3. Qual a sua opinião sobre a organização das faixas etárias, a ênfase e o objetivo definidos para o público alvo?
    4. Você tem alguma sugestão para melhorar este programa? Qual?

26 comments to Clubes bíblicos

  • Como adquirir o material “Bracelete da Salvação”
    *Resposta por -email

  • Edvaldo Gaião

    1. Em sua opinião, quais são os obstáculos, resistências ou dificuldades que se enfrentará para desenvolver um grande movimento de clubes bíblicos em todo o país?
    Obstáculos: preparo dos lideres; Resistências/dificuldade: a falta de preparo e disposição de líderes para trabalharem (disporem-se ao trabalho) com esse público alvo é ao meu ver a principal trave.

    2. O que você acha da escolha do Evangelho de Marcos como livro texto para o currículo dos clubes bíblicos?
    Não havia pensado ainda sobre o assunto, mas o fato de ser o menor dos evangelhos (o mais suscinto) pode ser uma boa ferramenta.

    3. Qual a sua opinião sobre a organização das faixas etárias, a ênfase e o objetivo definidos para o público alvo?
    A organização em faixa etárias é espetacular.

    4. Você tem alguma sugestão para melhorar este programa? Qual?
    Minha pergunta seria a respeito do tempo de duração desse currículo? Quanto tempo durará? E depois o que acontecerá? Outro currículo? Qual a duração do currículo?

    Em Cristo,
    Edvaldo Gaião
    Coordenador de Evangelismo
    Igreja Batista de Guadalupe (Memorial de Olinda) Olinda – PE

  • Gilma Ramos

    1- Um dos maiores obstaculos é a falta de colaboração da propria Igreja.
    2- Muito boa a escolha do livro de Marcos.
    3- Quanto as faixas etarias foi otimo. Pois poderemos usar a linguagem conforme a idade de cada um. Muito bom.
    4-Não. Só precisamos todos orar, orar e orar, para que Deus esteja abençoando mais e mais.

  • Penélope Watanabe

    1 – a principal dificuldade é a falta de unidade do Corpo de Cristo. Depois, a falta de conscientização da necessidade de evangelizar crianças e adolescentes;
    2 – eu, particularmente, tenho preferência para o Evangelho de João. Contudo, creio que será o mais adequado, considerando a justificativa apresentada no item “Texto bíblico base”;
    3 – achei bastante interessante. Percebi que a distribuição atendeu a necessidade primária de cada faixa etária;
    4 – disponibilizar no site não só as lições para serem baixadas, mas um tipo de “quiz” e outras atividades em que o participante acumulasse pontos, estimulando uma freqüência (tempo) maior de navegação no site (se o site tiver atividades interessantes, que demandem certo tempo para serem feitas, o participante passaria mais tempo neste site do que em outros, por exemplo). Talvez cursos de EAD bíblicos. As possibilidades são muitas.
    Tenho certeza que Deus irá direcioná-los quanto ao conteúdo e atividades de todos os livros. Oramos para que todos se empenhem nessa missão que o Senhor Jesus nos deu: fazer discípulos de todas as nações, pregando o Evangelho e ensinando tudo aquilo que Ele nos ensinou. Que Deus os abençôe abundantemente.
    No amor de Cristo,
    Penélope

  • Fátima Pinho

    1. Talvez as lideranças das igrejas sejam os maiores obstáculos visto que muitos monopolizam os membros.
    2. Apropriado.
    3. Acho importante se trabalhar por faixa etária por contextualiza o evangelho na realidade de cada grupo etário.
    4. Surgiro a aplicação de um treinamento adequado para o líder de pequeno grupo, pois trabalhar com pequenos grupos tem toda uma dinâmica que lhe é peculiar.

  • Romildo Ricardo Ramlow

    1. A dificuldade é que o Clube Bíblico é mais uma opção entre tantas no ‘mercado’. A falta de humildade da liderança também é fator decisivo, pois muitos nem interessam conhecer algo diferente.
    2. A escolha do livro de Marcos é bom. Pois o fato de ter um livro como contexto ajuda as pessoas a adquirir uma visão integral do Evangelho.
    3. Considerando a diferença no desenvolvimento e aprendizado, gostei das ênfases quanto a verdade sobre a pessoa de Jesus.
    4. Gostei da idéia quanto a possibilidade de cada líder poder baixar da internet o material, pois assim facilita a aquisição, não tem a burrocracia quanto a pedidos e envio, evita gastos com telefone, impressão de apostilas que se perdem no processo por falta de uso, etc. Que seja algo realmente simples: simples em adquirir, fácil didática e aplicação.
    Parabéns pela iniciativa!

  • 1.Talvez o treinamento de liderança para trabalhar com adolescentes e pessoas dispostas sejam os maiores obstáculos.
    2. Excelente
    3. Acho importante se trabalhar por faixa etária já trabalhamos assim em nosso ministério que é com juniores e adolescentes. Como vocês podem ver em nosso blog e este material será uma ferramenta utíl para nós.
    4. A princípio nenhuma sugestão. Acho importante trabalhar com temas pois torna as reuniões muito mais edificantes.

  • SHIRLEI MAMBRINI DE OLIVEIRA

    1- As diferenças sociais/regionais/intelectuais são para mim um ponto a ser considerado no preparo do lider. Antes mesmo de se fazer qualquer atividade é necessário mobilizar/alimentar aqueles que Deus vai chamar para serem intercessores fiéis dos grupos que serão formados
    Se me permitem, acho que clube bíblico passa a idéia de uma atividade que pode e deve ser desenvolvida no âmbito da igreja. Quem sabe poderíamos pensar em outro nome para os encontros que se darão fora do âmbito da igreja, como um horário vago de aula, um intervalo, ou qualquer outro como os locais já citados. Sugiro “Encontros da hora” “Entre Nós”, etc.
    2- Boa escolha escolha, respeitando as faixas etárias, é possível uma grande variação na apresentação dos temas encontrados em Marcos.
    3-Muito bom.
    4-Tenho 3 filhos respectivamente nestas faixas etárias: 12-16-20 anos, observo-os e aos seus amigos. Acredito que a proposta atinge suas necessidades.

  • cecilia onofrio

    1. o tempo. ninguém tem tempo, ninguem prioriza.
    2. prefiro o trabalho com temas. Jesus trabalhos assim.
    3. faixa etária é bom; nichos ao meu ver é melhor.
    4. simplicidade, poucos objetivos propostos, metas claras a curto prazo. materiais em que as pessoas possam começar a estudar a qualquer momento do curso.
    Que Deus lhes aençoe pela excelente iniciativa!

  • Sandra Ap. Magri

    1- A falta de comprimosso com que os irmãos em Cristo têm hoje, pois a Igreja é confundida com o mundo e as pessoas fazem não para Deus mas para homens.
    2- Acho muito boa a escolha.
    3- Acho boa pois pode ser usado uma linguagem diferenciada para que todos compreendam a mensagem.
    4- Que este trabalho não fique só no Livro de Marcos, para que não se perca a essência mas avance nas mensagens após o término do ensino pois no A.T. temos muito a apreender sobre Deus e suas maravilhas.

  • Lucas X Melnik

    1. Em sua opinião, quais são os obstáculos, resistências ou dificuldades que se enfrentará para desenvolver um grande movimento de clubes bíblicos em todo o país?
    R: Tempo, falta de interesse,assiduidade

    2. O que você acha da escolha do Evangelho de Marcos como livro texto para o currículo dos clubes bíblicos?
    R: Um bom Livro para se usar, para adolescentes e jovens seria bom usar provérbios
    3. Qual a sua opinião sobre a organização das faixas etárias, a ênfase e o objetivo definidos para o público alvo?
    R: Bom
    4. Você tem alguma sugestão para melhorar este programa? Qual?
    R: no Livro verde apresentar Jesus como exemplo, incluir este projeto para que seja online um site com chat, forum, sala de bate-papo,

  • jose germano sousa de santana

    A Paz do Senhor Irmãos.
    amados na minha opinião,os principais obstaculos1 serão;os pais pois ensinamos os jovens na rua e em casa seus pais não os apoiam.2.alguns dogmas denominacionais que muito tem assustado os jovens de hj.3.o pseudo ”evangelho” pregado por seitas,e pelo catolicismo romano”carismaticos”,que oferece uma versão bem porta larga,só para atrair os jovens.entretanto com maior é o que está em nós do que esta no mundo mãos a obra. bem pensado pois o evangelho de marcos realmente é dinamico e de facil interpretação.as faixas etarias estão bem distribuidas.
    gostaria que tivesse,conteudo sobre sonhos e projetos que é tudo na vida de criança,jovens e adolescentes.

  • gleise luci leite kochem

    Respostas ao seu questionário:
    1_O único obstáculo que vejo seria a liderança não entender o obetivo do trabalho.

    2_muito bom.

    3_A divisão é exelente, o cuidado que não deve ser esquecido é a maneira como escrever a eles;dos dez anos em diante eles se acham jovens e passam a não gostar de atividades onde consideram de bebezinhos.

    4_Assuntos sobre beijo, ficar, fidelidade na amizade, estudo, profissão, sexo, e tantos outros a lista é imensa.

  • JOSELANE

    1-A acomodação, o deixar que outros façam.
    2-Bom
    3-Excelente
    4-Acrescentar dinamicas no início e/ou final de cada estudo, com temas que façam refletir.Acho que esses estudos devem ser o menos possível parecidos com a ED, já que o público é outro, porém, com os mesmos objetivos!

  • JOSELANE

    gOSTARIA DE SOLICITAR INFORMAÇÕES QUANDO O TREINAMENTO COMEÇAR E QUE TENHA MAIS PRÓXIMOS DE NÓS DO VALE DO PARAIBA(SP)

  • 1. Em sua opinião, quais são os obstáculos, resistências ou dificuldades que se enfrentará para desenvolver um grande movimento de clubes bíblicos em todo o país?

    A formação de líderes e disponibiliade de recursos; a resistência dos evangélicos de trabalhar juntos para evangelizar seu bairro, lógistica (lugar para reuniões etc), distrações para os jovens (no momento é festa juninha/julinha todo lugar!)

    2. O que você acha da escolha do Evangelho de Marcos como livro texto para o currículo dos clubes bíblicos?

    Muito bom.

    3. Qual a sua opinião sobre a organização das faixas etárias, a ênfase e o objetivo definidos para o público alvo?

    Excelente.. me parece parecido com a estrutura do livro da vida, apesar que acabamos usando o livro verde com adolescentes de 12 a 14 anos de idade!

    4. Você tem alguma sugestão para melhorar este programa? Qual?

    No bairro onde ministro (morro – RJ) é necessário que os adolescentes na faixa 12 a 15 anos têm um ensino direcionado aos problemas e tentações que enfrentam diariamente, incluindo o crime, tráfico, drogas, violência (policial e do tráfico), ficar etc.

  • Prª Regina

    Cada dia que passa percebemos que a Amme esta de parabens por suas iniciativas e desenvolvimentos de projetos.
    1. Em sua opinião, quais são os obstáculos, resistências ou dificuldades que se enfrentará para desenvolver um grande movimento de clubes bíblicos em todo o país?
    R: Uma das dificuldades, creio que a maior, é a união das denominações.Embora se concentrado o principio do projeto partindo de convencões, conselhos e outros…levantando coordenadores para cada uma, acredito que obteriamos melhores resultados.

    2. O que você acha da escolha do Evangelho de Marcos como livro texto para o currículo dos clubes bíblicos?
    R:Os quatro evangelhos são bem apropriados, sendo assim, poderia indicar o livro de Joao ou Marcos.

    3. Qual a sua opinião sobre a organização das faixas etárias, a ênfase e o objetivo definidos para o público alvo?
    R:Quanto a primeira faixa sugiro ate 6 anos, pois o nivel de compreensao de uma criança de 3 a de 8 e muito grande.
    Entao ficaria : azul – ate 6 anos
    amarelo – ate 12
    verde – ate 18
    vermelho – ate 25
    Em relação a Enfase seria necessario citar :Jesus como Salvador e Senhor, e subsitituir de irmão a mestre.
    Assim alcancariamos de forma mais coesa o objetivo que esta bem definido.

    4. Você tem alguma sugestão para melhorar este programa? Qual?
    R:Que esses lideres de pequenos grupos nao sejam “leigos” pois sendo assim nao poderemos alcançar o objetivo proposto e sim criar conceitos equivocados baseados em teorias humanistas….( do eu acho,…por ex).
    Esses lideres de grupos deverao ser escolhidos ( quem sabe pela Amme, ou indicado pelo pastor local).
    Para a realização do projeto seria necessario citar objetivos especificos, para que se torne com mais clareza de detalhes.

    No mais, continuo aprovando, parabenizando, orando por vcs da Amme, e me coloco a disposição para auxilia los nessa tarefa.
    Um abraço

  • Joana D'arc Barboza A. Silva

    1. As barreiras denominacionais ainda servem como obstáculo. A concentração de capacitações nos grandes centros (é preciso interiorizar) – O sertão precisa!
    2. Não tinha pensado ainda na sua utilização pois é mais comum o uso de João. Pergunto: O clube tem tempo determinado para alguém participar? Se assim for, quando alguém se converter saírá do clube? Ou se não, no primeiro momento os estudos serão concentrados em Marcos e posteriormente serão estudados outros livros? Gostaria que tirassem essas minhas dúvidas.
    3. Muito boa.
    4. Concordo com quem opinou da necessidade de indicação dos líderes de grupos pelos seus pastores em comum acordo com a AMME.
    São necessários mais detalhes do projeto.
    Parabenizo vocês por procurarem cada dia mais criar novos meios de alcançar os que estão sem Cristo,
    Pra. Joana

  • Marilia Lucia Ribeiro

    Gostaria de saber mais sobre o material do clube Bíblico, trabalho com crianças e juniores e gostaria de treina-los na evangelização.

  • angelica matos

    Acho que não haverá grandes obstáculos visto que as igrejas no Brasil já tem trabalhado este modelo de grupos nas residencias e tem dado certo .Acredito que, na sociedade atual, o evangelho pregado assim mais de perto tem maior alcance do que as grandes cruzadas evangelísticas.

    O evangelho segundo Marcos é uma grande idéia pelo fato de ser suscinto , quero experimentar desse clube!Aleluia

    Estou acostumada a trabalhar com adolescentes e crianças e sei que é preciso realmente ter uma linguagem específica para trabalhar com cada facha etária.Vão em frente

    A proposta é excelente, mas é preciso estar em mãos de líderes bem treinados, afinal, as pessoas são preciosas e exigem muito cuidado e dedicação . Estarei orando para que colhamos os frutos .

  • Alzinete de Oliveira Lima Borges

    Obstáculos : pessoas que queiram doar o seu tempo, renunciar muitas coisas para dedicar a outros.
    Escolha do livro: ótimo, pois é de fácil compreensão e fala muito sobre a pessoa de Jesus, como homem na terra.
    A facha etária : está bem divida e facilta na hora de transmitir.
    Na igreja temos um trabalho social com crianças que é a Guarda Mirim, este material será de exlente ajuda, pois a grande maioria são crianças que precisa muito do agir de Deus em suas vidas e lares.
    Inclusive gostaria saber qual custo será para adquirir este material.

  • JOB FILHO

    Como sempre a resistencia podem ser os lideres tradicionais que não abrem mão dos seus metodos de evangelização. O Ponto positivo é que algumas igrejas já trabalham com grupos familiares ( composto por grupos heterogeneo), que podem ser divididos por faixa etaria, .

    O evangelho de Marcos é bem direto- ” curto e simples”.

    Essa divisão por faixa etária é melhor pedagogicamente de trabalhar.

    Essa proposta é muito boa , mas é preciso treinar e motivar os líderes que estarão com estas ferramentas nas mãos.
    Estamos a disposição para ajudar.
    JOB

  • andriê

    1- a disponibilidade
    2- o mais indicado
    3- melhor para se alcançar o objetivo, tendo em vista, que será melhor para dividir as tarefas
    4- manter o diálogo sempre com quem aplica este programa, e buscar crescer a rede de aplicadores

  • Elias Santos

    1 – O problema cultural é para mim o grande obstáculo. somos frutos de uma nação em que a leitura é algo estremamente regeitado. Os leitores, constituem menos da metade da população brasileira, e ainda assim, na faixa etaria de jovens e adolescentes, a maioria só lê algum livro, por ser uma obrigação escolar. Isso, sem contar, com a grande diferença que ocorre dos centros urbanos para as áreas rurais. Vencer o problema cultural é um desafio, para fazer com que os clubes bíblicos alcancem um projeto interativo, dinâmico, e moderno.
    2 – Acho ruim. Vejo o livro de João mais completo (no que se refere a indicar o inicio de tudo, e o termino), algo que o adolescente precisa, que é responder as suas curiosidades.
    3 – Excelente, estamos com deficiência neste tipo de projeto, e isso, é algo que a própria mídia tem feito, para a venda de seus produtos, e inclusive o inimigo tem usado para afastar este público de Deus. E pela falta de capacitação, nós estamos atrás em se tratando de faixas etárias.
    4 – Não. A única coisa que me preocupa, é o início de um programa, que não tem fechamento.

  • valdomiro de jesus moreira

    Querido Irmãos, esta materia tem um comteudo maravilhoso eu gostei muito, pode até melhorar mais o que eu vejo aqui estar muito legal, que Deus os abençoe.

    Diác. Valdomiro de Jesus Moreira
    2ª Igreja Batista em Nova campina – Duque de Caxias – Rj

  • juberlan

    vemos nesses dias como problema uma geração que não gosta de ler, é impaciante e inconstante sem alvos objetivos crescendo dentro de sociedade de valores invertidos e pecaminosos. Marcos é interessante pela sua narrativa mas acredito que joão apresenta um Jesus mais proximo e amigo, conselheiro, amoroso e humano. Apresentar Jesus como pai en todas as faixas com enfase na moral e postura de Deus como pai amoroso e zeloso, essa relação deve ser ressatada acressentando a demais. A sugestão é para que a casa do participante seja uma extenção do clube a casa de cada um e seu clube particular com Senhor e que aprendam avalorizar isso cada vez mais A paz e graça do nosso Senhor e Redentor Querido JESUS

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>