Contatos

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar prefira ligar para (11) 4428 3222.

Para contato telefônico com o Ministério Salva Vidas ligue para (11) 4473 4373.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Evangelização suficiente

Digamos que você tenha apenas dez minutos com uma pessoa não cristã que está para morrer. Que você diria a ela para levá-la à salvação?

Quero desafiar você a pensar junto com os missionários da AMME sobre este tema muito importante para os evangelistas: Que é uma apresentação suficiente do Evangelho? Como ter certeza de que dissemos tudo o que uma pessoa devia saber sobre o Evangelho? Quais temas são fundamentais na evangelização?

Dê a sua opinição, use a área de comentário logo abaixo. Contribua com o aperfeiçoamento dos materiais e recursos que a AMME Evangelizar oferece às igrejas.

Bookmark and Share

26 comments to Evangelização suficiente

  • nousa

    Antes de mais nada, eu faria alguns pequenos comentários tais como perguntar qual o seu desejo naquele momento; sobre a vontade soberana de Deus e o plano p/ a vida das pessoas.Dependendo da resposta eu passaria em resumidas palavras a importancia da vida eterna e como conquistá-la.

  • Wellison

    Sinceramente acredito que demonstrar os 4 pontos da lei espiritual seja o suficiente, mas tomando o cuidado de não ser mecânico. Penso, por exemplo em alguém que está com seus orgãos sendo consumidos, num leito de hospital… A maneira de apresentar deve ser bem cuidadosa… Deve-se sim enfatizar o fato de que ela é pecadora e necessita de conhecer o amor de Deus, mas não se pode deixar de mencionar o amor de Deus.
    Lanço aqui também uma pergunta.. e quanto à crianças… como ficaria a evangelização de uma criança que, pela medicina está condenada a morte (3 meses de vida)??? Passei por um caso semelhante e lanço a dúbida aos irmãos também!
    Deus vos abençoe!

  • poderia ser varias palavras biblicas que mostram a salvação mas uma delas.

    DEUS QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM E VENHAM AO CONHECIMENTO DA VERDADE.
    PRQUE HÁ UM SO DEUS E UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS.JESUS CRISTO,HOMEM 1 TIMOTEO 2:4,5

    JESUS TE AMA,MUITO E QUER TE SALVAR ACEITE JESUS E VOÇE IRA MORAR NO CEU COM ELE.

  • DIRIA O SEGUINTE:

    VOCÊ CORREU A VIDA INTEIRA PARA CHEGAR A ALGUM LUGAR,
    AGORA VOCÊ TEM A OPORTUNIDADE DE EM POUCOS MINUTOS ESCOLHER AONDE QUER CHEGAR, SE VOCê ESCOLHER QUERER
    CHEGAR ATÉ JESUS SERÁ UM VENCEDOR E RECEBERÁ O SEU TROFÉU!

  • Maria Esmeralda

    João 6:63 – as pessoas se preocupam com o físico e com o corpo, se as pessoas dessem mais atenção para a Palavra de Deus teriam a certeza da vida eterna, que é essa Palavra que na verdade dar a vida. Não só de pão vive o homem, mas de tudo o que sai da boca do Senhor. A carne envelhece, mais a Palavra nos renova a cada dia… e nos vivifica!

  • gilberto

    Iniciaria perguntando se a pessoa acredita em Deus e na bíblia, Depois perguntaria se ela tem noção ou imagina o que acontece conosco depois que morremos, se vamos para algum lugar ? para onde vamos? e se exixtiriam requisitos e se existem quais, na opinião dela, seriam eles para se alcance a vida eterna? Bem diante das respostas começa o trabalho, pois vamos andar com o assunto de acordo com sua crença, suas esperanças e seus conhecimentos. Ai assuntos como o arependimento, o perdão, quem é e porque morreu Jesus e finalmente a oração de aceitação de Jesus, e se for o caso e der tempo dar uma noção bíblica de como é o inferno, oriento para isso ler o livro a divina revelação do inferno de Mary Baxter. Ressalto que muitas vezes o ser humano não se atém as marvilhas do senhor e sua palavra, mas se atem no medo de ir ao inferno e isso tem feito elas pensarem…

    Obrigado pela oportunidade Deus abençoe a todos voces.

  • Uma pessoa que só tem dez minutos de vida não há muito tempo para falar. Mas João: 3.16 nos diz que a salvação é um presente de Deus, com uma condição: têm que crer (João: 3.18) na palavra de Jesus.
    A questão era: você crê que Jesus pode lhe levar ao céu, aperte a minha mão para sim. Confirmado, fazia uma oração por ela.

  • Eu primeiramente sondaria o seu coração buscando saber o que ele (a) sabe, pensa e entende sobre Deus e Jesus, unida a uma “pergunta”: você está pronta para encontrar-se com este Deus? Daqui pra frente, iria direto para outra “pergunta”: quer ter a certeza deste encontra-lo agora, citando talvez João 5.24 ou 3.16. Sem julgá-la/o mas utilizando suas próprias palavras para ajudá-lo/a a se entregar a Cristo.

  • Gabriel

    Eu acho difícil afirmar o que afirmaria, até porque dependeria do caso concreto. Mas sinceramente, eu tentaria fazer com que a pessoa pensasse sobre a sua vida e tentasse perceber como Deus esteve presente na sua vida desde o seu nascimento. Não tentaria falar versículos da bíblia ou pregar a bíblia, até porque acredito que vivemos em uma época em que quase todas as pessoas possuem algum conhecimento bíblico. Só deixaria claro que o propósito de Deus para aquela vida é algo a mais do que nascer, crescer e depois morrer, deixando claro que cabe ela a escolha de decidir se quer acreditar que a vida foi em vão, ou crer que Deus tem algo a mais para nossas vidas. Ultimamente tenho pensado sobre a nossa forma de evangelismo atual e tenho percebido que não pelo que falamos ou pelas estratégias que usamos (até porque continuamos usamos estratégias de um século atrás, sendo que as mesas já se tornaram inficazes), nem pelo nosso poder de persuasão, mas sim pelo poder de Deus.

  • Dante

    Você já ouvio falar em Deus?

    Saiba que ele é bom.E foi na sua bondade que ELE deu seu único filho Jesus para nos salvar do pecado o pecado é nossa falta de amor .Você teria coragem sendo ELE de fazer o que ELE fez?Pois saiba que ELE fez tal coisa porque nos ama.Quando o casal tem um filho ou nós queremos bem a alguém nós damos de tudo para ver o bem desse alguém .Pois é ,ELE lhe quer como filho, mais para isso você precisa aceita-lo como Pai e confessar seus pecados,não para mim e sim através da oração para ELE.Vamos orar pedindo perdão pelos nossos pecados?

  • José Maria dos Santos

    Perguntaria se está preparado para transpor os umbrais da eternidade. Perguntaria se tem a certeza de na eternidade encontrar-se com JESUS, o SALVADOR, e dizer: Obrigado JESUS pela minha salvação e por ter tido o privilégio de serví-lo, adorá-lo, ou apenas o encontraria envergonhado por não tê-lo conhecido o suficiente para entender o SEU AMOR e seus propósitos e acima de tudo serví-lo. Em seguida, caso afirmasse não ter conhecido a JESUS o suficiente, apresentar João 3.16 revelando o grande amor de DEUS por ele, e a salvação que ELE oferece em CRISTO JESUS.

  • Angelica matos

    Bem, acho que cada pessoa e cada problema q a tenha levado a morte pede uma abordagem diferente, principalmente em um caso destes, a direção do Espírito é imdispensável. Mas, lembraria a ela do imenso amor de Deus Jo.3:16 e diria que durante toda a sua vida esse Deus o amou ou a amou e desejou estar com ele muito mais de perto, e que ele poderia estar com esse Deus recebendo este amor eternamente se ele apenas o recebersse, naquele instante, como Senhor de sua vida.

    AME EVANGELIZAR , amo muito vcs e quero orar por vcs enquanto estiver aqui neste mundo, orem por nosso ministério.

  • manoel junior

    Já tive experiências desse tipo dentro do ônibus, antes de descer em alguns pontos de parada. E fiquei em segundos apreensivo, mas orei em questão de segundos também, pois tinha que ser eficiente no que disse e simplesmente o falei: – Tu crer em Deus, em Jesus que foi enviado pelo Pai para nos salvar?-respondeu, sim! Eu leio a bíblia e tenho 3 em casa,conntinuou a responder ele; Então lhe disse: Já pensou se o Senhor Jesus voltasse agora para vir buscar a Sua igreja que somos nós quem crer N´Ele, e você não o tivesse dado as costas por anos a Ele? Ele por Sua Graça e Misericordia iria te dar a chance, queres tu hoje receber Jesus em teu coração e expus Mt 7 longo o caminho mas a porta é estreita. E fiz ele ver como se tivesse gordo para passar pela porta e Jesus o desse a chance de passar e crer pela fé e graça de passar pela porta! E ele foi tocado e fiz oração por ele!

  • Missionária Suzete Maia

    Eu leria João 3:16 e daria uma esclarecida sobre termos tais como
    “de tal maneira”, “Único Filho”, “nEle Crer”, “não pereça” que constam na versão Atualizada. E depois faria o apêlo.

    Fiquem com Deus amados irmãos da AMME!

  • Emília

    Creio que sem a ação do Espírito Santo fica difícil, devido o curto espaço de tempo.Por causa disso, nós cristãos devemos sempre estar com o Espírito Santo, pois é Ele quem nos assiste na pregação do Evangelho. Se você clamar ao Esp.Santo, Ele tocará no coração da pessoa, e ainda falará pela tua boca as palavras convincentes para que a pessoa não só aceite Jesus como seu Senhor e Salvador, mas diante da unção, também se arrependa amargamente de seus pecados de uma vida inteira. É o Esp.Santo que convence do pecado, da justiça e do juizo. Devemos estar à disposição para que Ele nos use em todo tempo e lugar e assim sermos luz no mundo.

  • Rosane Carvalho

    Leria João 3:16 e perguntaria para ela se ela sabia para onde iria após a morte? Explicaria que Deus a amava tanto que tinha um lugar lindo e maravilhoso para ela ir se ela quisesse.Explicaria que ela precisaria fazer algo muito simples, caso quisesse ir para lá. Bastava apenas pedir perdão de seus pecados confessando Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, depois de fazer isto com sua própria boca oraria por ela entregando esta vida nas mãos de Deus e pedindo que o seu nome fosse escrito no livro da vida. Amém!!!

  • Rosimeire Almeida

    Precisamos conhecer bem a palavra para podermos usar com sabedoria e mostrar que o único caminho verdadeiro é Jesus Cristo, que veio ao mundo para morrer, e salvar aqueles que o aceitar e confiar a sua vida.
    Contando a mais linda história de amor que existe………………Aquela que Deus deu o seu único filho para salvar toda humanidade.
    Apresentar Jesus e contar as maravilhas que ele pode fazer por todos aqueles que o aceitar.
    Fica na paz!!
    Um abraço………………….Jesus ama vocês!!

  • As pessoas estão sem propósito e significado para as suas vidas. Drogras, alcoolismo, prostituição, infideliade e imoralidade de todo tipo expressão o desepero e o vazio do nosso século.
    Ao mesmo tempo, há uma desilusão com o “cristianismo”. Assim, a abordagem de “impacto cristão”, como fazem todos os folhetos atuais no mercado, tendem a não atrair a atenção para a mensagem que se deseja compartilhar.
    Mesmo tendo um tempo tão curto para se ministrar na vida de alguém eu não dispensaria a questão do propósito e significa para a vida da pessoa. Nada melhor do que aprender com a experiência do próprio mestre e seus 10 minutos de evangelismo junto ao ladrão pendurado ao seu lado.
    1. O ladrão reconheceu que sua vida foi sem propósito: “…nós recebemos o que os nossos feitos mereciam…” (Luc.23:41)
    2. O ladrão diante da morte, também reconheceu o que é vida com propósito e significado: “…mas este nenhum mal fez…Senhor lembra-te de mim…” (Luc.23:41-42).
    3. Vendo Jesus que a fé daquele homem estava “ativada”, foi direto à confirmação da sua salvação.

    Considerando os pontos acima, creio que nossa maior função é justamente ativar a fé das pessoas, seja ela conhecedora ou incrédula.
    Minhas palavras para esta pessoa com apenas 10 minutos de vida seriam:
    “Você está passando por um momento muito difícil em sua vida, mas mesmo neste momento há esperança. Deus tem um objetivo maior em nossa vida aqui na terra que é nos dá prósito e significado: VOCÊ JÁ ENCONTROU O PROPÓSITO E SIGNIFICADO PARA A SUA EXISTÊNCIA?
    - A Bíblia diz que todos os nossos dias foram definidos por Deus (Salmo 139:16) mas em cada um deles o prósito maior de Deus é que você tenha um encontro pessoal com Ele (I Tim 2:3-4).
    - Deus não mediu esforços para isso, Ele deu o seu próprio filho para morrer na cruz por mim e por você (João 3:16, Rom 5:8).
    - Poucos minutos antes de ir para a cruz Jesus disse aos seus seguidores: “Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim…” (João 14:1-4)
    - Questão: Você quer ter a segurança e a certeza que você também irá se encontrar com Jesus. Jesus deu a certeza para o ladrão ao seu lado assim como ele deu a certeza para todos os que decidem seguí-lo pela fé.
    - Você quer seguir a Jesus pela fé: “Faça uma declaração de FÉ e ARRAPENDIMENTO”, pois a Bíblia diz: “Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou a Jesus, você será salvo.” (Rom.10:9)
    - Convidaria para uma oração rápida de confissão e arrependimento.
    - Caso a pessoa ainda esteja viva, ainda citaria João 5:24 para fortalecer a segurança da sua salvação.
    Pr.Jairo

  • Rosângela dos S.M Rêgo

    esses são os minutos mais importantes de sua vida, pois você tem a oportunidade de escolher aonde que passar a eternidade, talvez essa oportunidade ja tenha sido lhe oferecida antes, e você a tenha rejeitado por falta de tempo ou qualquer outro motivo, mas agora você precisa escolher um dos dois caminhos: passar a eternidade num lugar de glória com Cristo ou ir para um lugar de tomento e dor.Depende exclusivamente de você a escolha.

  • Missionário Evaldo

    Eu seria direto, e faria a devida pergunta se vc, mesmo tendo pouco tempo de vida, pois no caso a pessoa já saberia desta realidade, continuando a pergunta, onde vc passaria a eternidade se morreçe neste exato momento, no caso de vc não ter certeza, teria pelo menos o desejo de passar a eternidade com Deus existe somente uma forma disso acontecer, que é de receber a Jesus como seu único Senhor e Salvador. Falaria desta forma pois creio que é da forma simples de se pregar o evangelho que temos que nos prender nestes últimos tempos que estamos vivendo, pois para mim é assim que encaro o evangelho, simples e direto.

  • Muito difícil, para não dizer impossível. Até mesmo com muito tempo a situação não muda. Para uma pessoa reconhecer que é pecadora, que seus pecados são dignos de uma condenação eterna, que Deus em seu amor preparou um plano para salva-la, que Jesus Cristo morto na Cruz é este plano e que ela precisa se arrepender e crer para receber esta salvação, é somente algo que o Espírito Santo pode fazer.

    Agora, já que Deus nos ordenou pregar o evangelho a toda criatura e é da nossa responsabilidade anuncia-lo da melhor maneira possível, se eu tivesse apenas 10 minutos usaria, como a maioria citou João 3:16 e também Romanos 5:8.

    O pessoal da Missão Novas Tribos produziu um material muito bom sobre uma apresentação cronologica da salvação através dos livros da Bíblia (Alicerces Firmes), chamo atenção para a introdução que eles fizeram do assunto. Discutiram a questão de as pessoas oferecerem a salvação em Jesus para pessoas que não se reconheciam perdidas. É como dizer para alguém que ela não pode viver sem uma bóia, sendo que ela esta no deserto e nunca viu agua.

    Bem, eu sei que as vezes dou uma opinião que parece mais complicar do que facilitar, mas esta é uma questão eterna. Penso que não é algo simples.

    Olha só, pelo pouco tempo eu caminharia na direção dos pontos cruiciais (pecado – Jesus – fé) na expectativa que o Espírito Santo me guiasse e iluminasse o coração da pessoa da seguinte maneira:

    1) Perguntaria porque ela acha que as pessoas precisam de Jesus.
    Pela resposta eu já saberia se é incrédulo, ateu, desviado, religioso, fariseu, etc.

    2) Independente da resposta eu já iria para o ponto central do pecado dela. Se ela vai ser salva em tão pouco tempo, ou se eu tenho que entregar os ponto cruiciais do evangelho, preciso entrar logo na questão do pecado, pois Jesus veio para “salvar o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21)

    3) Se ela não reconhece o seu pecado, então começo a falar de como todos tem erros, falhas, dúvidas, contradições, medos, etc. E finalizo dizendo que tudo isso é porque somos pecadores que estão separados de Deus.

    4) Como não tenho muito tempo, independente dela manifestar ou não esse reconhecimento começo a falar que Deus enviou a Jesus exatamente para resolver esta questão, e que a morte de Jesus é a maior prova de amor de Deus, que ele não tem algo maior para fazer pelo ser humano, não importa que circunstância esteja atravessando.

    5) Explico que Jesus morreu por receber o castigo a nós destinado, mas que somente aqueles que se arrependerem e crerem se beneficiarão deste ato de amor.

    6) A partir deste ponto, já falo que gostaria de orar por ela e vou até o fim, suplicando a Deus, que o Espirito Santo lhe convença do pecado e lhe conceda fé em Jesus Cristo.

    Sei lá. Acho difícil que vá seguir tudo nesta ordem, eu nunca fiz uma abordagem tão rápida. Mesmo nas das abordagens mais curtas, eu sempre partia da situação que estava “apertando” e procurava dentro dela inserir as questões cruciais da fé.

    Ainda bem que é Deus quem salva, pois com pouco ou muito tempo a gente não conseguiria convencer um par de formigas a entrar na arca de Noé.

    Fiquem na paz!

    Ev. Lauberti Marcondes
    O Brasil Para Cristo em Jd. Iguatemi

    http://diaconia-integral.blogspot.com

  • Ola quero receber por email formas diferentes de abordar uma pessoa no evangelismo de rua,informativos sobre abordar sem ser chato e pregar a salvação atraves de Cristo Jesus

  • APARECIDO MANOEL DOS SANTOS

    PRIMEIRO TERIA QUE SABER SE ESTA PESSOA QUE ESTA A DEZ MINUTOS DA MORTE ESTA FALANDO OU SE ESTA APENAS CONCIENTE, POIS SE ELA NÃO ESTIVER FALANDO POUCO IMPORTA FICAR PERGUNTANDO SE ELA CRE OU NÃO EM JESUS, EM QUE LUGAR ELA QUER FICA CÉU OU INFERNO, ETC, PERGUNTAS DESTE TIPO TALVES SÓ AGRAVARIA MAIS O QUADRO CLINICO; EU FARIA APENAS 2 PERGUNTAS, PRIMEIRO ME APRESENTARIA E DIRIA QUE GOSTARIA DE FALAR DE JESUS PARA ELA E FARIA A PRIMEIRA PERGUNTA: SE ELA CONCORDASSE EM OUVIR SE ESTIVESSE FALANDO RESPONDERIA E SE NÃO ESTIVESSE FALANDO QUE APERTARIA A MINHA MÃO PARA SIM OU NÃO APERTARIA SE NÃO QUEISESSE OUVIR . SE ELA ACEITASSE OUVIR LERIA RM 3:23 EXPLICARIA QUE TODOS SOMOS PECADORES, LERIA GALATAS 5:16 AS MANIFESTAÇÔES DO PECADO TUDO ISSO COMO FORMA DELE SE CONVENCER QUE É PECADOR, PODERIA LER RM 6:23 CITANDO QUE TODOS QUE NÃO ESTÃO EM CRISTO ESTÃO CONDENADOS PELO PECADOS, POIS NÃO SERÃO JUSTIFICADOS; TAMBÉM APRESENTARIA A PROVIDENCIA QUE DEUS TOMOU PARA TODOS QUE QUEREM SE REDIMIR DE SEUS PECADOS QUE É JESUS (JOÃO 3:16) LOGOS EM SEGUIA FARIA A SEGUNDA E ULTIMA PERGUNTA: SE DEPOIS DELE OUVIR E SABER QUE AINDA HÁ UMA ESPERANÇA, SE ELE DESEJA MANIFESTAR A SUA GRATIDÃO A JESUS E SE DECIDIR PARA ELE ENTREGANDO A SUA VIDA POR COMPLETO; ANTES DA RESPOSTA ORARIA POR ELE E DEIXARIA QUE O ESPIRITO SANTO TRABALHASSE NAQUELA VIDA, EPERANDO SOMENTE A RESPOSTA SIM OU NÃO.

  • Dilma Campos

    Diria que Deus é amor e ele o amou primeiro antes de todas as demais coisas acontecerem,diria que Deus esta o esperando e oraria por ele a confissão e remissão de pecados.

  • felipe

    acho que tudo oque fasemos para cristo é muito bom
    mas oque fazemos é muito pouco gostaria que colocassem coisa cotidiana da vida isso facilitaria ex:os 10 mandantos

  • diria de uma forma bem simples e rápida.
    Jesus te ama muito, Ele tem planos para a vc.Nâo é em vâo que eu estou aqui, sou um enviado de Deus para te dar boas novas. Jesus quer te salvar e dar vida eterna. Arrependa-se dos seus pecados e
    Aceite Jesus como seu único e sufiente salvador. Se aceita, então aperte a minha mão.
    Oro por vc neste momento.
    João 5.24..
    Fique em paz com Jesus,

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>