Contatos

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar prefira ligar para (11) 4428 3222.

Para contato telefônico com o Ministério Salva Vidas ligue para (11) 4473 4373.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

O Bracelete da Salvação

O bracelete da salvação é uma pulseira com contas coloridas, cada uma representando uma situação espiritual no plano da salvação. Comumente, após explicar o que cada cor representa, o evangelizador presenteia seu ouvinte com a pulseira. Em muitos casos a pessoa recebe também um pequeno folheto com um resumo do significado das cores. Esta ferramenta de evangelização é principalmente utilizada com crianças e adolescentes, mas pode ser efetiva também na evangelização de adultos.

Origem do bracelete
Esta interessante ferramente evangelística é uma aplicação moderna do livro sem palavras. De acordo com a Wikipedia [Veja Wordless Book] as evidências apontam para o evangelista Charles Haddon Spurgeon como criador da evangelização com cores, a partir de uma mensagem dada, em 11 de janeiro de 1866, para algumas centenas de órfãos, quando falou sobre “lava-me, e ficarei mais branco do que a neve” Sl 51:9. Spurgeon usava apenas três cores: Preto – representando o estado de pecado da humanidade – normalmente referida como a página escura; Vermelho – representando o sangue de Jesus; Branco – representando a perfeita justiça de Deus dada aos que crêem através do sacrifício de Jesus.

Cerca de 1880, este esquema de cores já era largamente utilizado em orfanatos, Escola Dominical e em missões transculturais. O não menos conhecido pregador Dwight Lyman Moody incluiu, em 1875, uma nova cor: dourado (amarelo) representando o céu. O missionário Hudson Taylor e seus cooperadores na Missão para o interior da China usaram o esquema com quatro cores para evangelização ao ar livre e evangelização individual na China. Mais recentemente a Child Evangelism Fellowship (APEC no Brasil) dinamizou o uso em formato de livro e incluiu uma quinta cor: verde – representando a necessidade de crescer em Cristo depois da salvação.

Várias formas
Há muitas maneiras de apresentar a mensagem do evangelho e os braceletes variam ligeiramente em sua composição para acompanhá-las. A maneira mais tradicional utiliza as cinco cores: Dourado/ Amarelo – Deus preparou o céu para nós Ap. 21:21b ou Deus criou um mundo perfeito e as pessoas para viver em comunhão com Ele; Preto/ Escuro – O pecado nos separa de Deus e nos tira do céu Rm 3:23 e 6:23; Vermelho – Jesus derramou seu sangue na cruz para pagar por nossos pecados Rm 5:8 e 1Pe 3:18a; Branco – Se nós aceitarmos Jesus e deixarmos os pecados, nosso coração fica limpo Jo 1:12e Rm 10:9; Verde – Depois de crer e receber o que Jesus fez, nós precisamos crescer em nosso relacionamento com Ele através da leitura da Bíblia, da oração e da comunhão em uma igreja onde a Bíblia é ensinada Mt 18:20 e Jo 1:7.

Uma forma mais complexa inclui uma sexta cor (azul) e três nós na exposição: Primeiro nó – nascimento; Amarelo – Deus nos ama e deseja se relacionar conosco Jo 3:16; Preto – o pecado é o que nos separa de Deus – nós escolhemos desobedecer a Deus Rm 3:23; Vermelho – Jesus morreu na cruz e levantou da sepultura, pagando o preço pelos nossos pecados – Ele proveu o único caminho para Deus Rm 5:8; Segundo nó – este nó representa uma decisão que devemos fazer – aceitar Cristo Rm 10:9; Branco – quando nos tornamos cristãos, Deus nos limpa de tudo o que é errado e nos lava até ficarmos brancos como a neve 1Jo 3:5 e Is 1:18; Azul – um de nossos primeiros atos de obediência é confessar nossa fé publicamente através do batismo At 2:41; Verde – precisamos crescer em todas as áreas de nossa vida, sempre olhando para Jesus como nosso exemplo 2Pe 3:18; Terceiro nó – a morte já não nos traz medo quando somos cristãos, porque temos um lar eterno com Deus nos céus 1Jo 5:12-13.

Problemas e soluções
O bracelete da salvação foi uma das primeiras ferramentas oferecidas pela AMME no ano 2.000. Cerca de 5.000 unidades foram distribuídas. Este trabalho foi descontinuado por dois motivos culturais: Primeiro, o uso da cor preta para o pecado pode ser mal interpretado em um contexto de sensibilidade étnica, suscitando uma indesejável polarização racial, principalmente quando o branco é usado para o bem. A AMME procurou evitar isso, substituindo em alguns materiais o preto pelo cinza – o pecado é cinza como um dia sem luz. Em segundo lugar, várias igrejas apresentaram objeção no uso do bracelete com contas coloridas, por causa da similaridade com as contas utilizadas nas religiões brasileiras de origem africana.

Recentemente a AMME criou e ensinou a utilizar o bracelete da PAZ, um interessante recurso para tratar de um tema de alta sensibilidade. O bracelete da PAZ segue o mesmo princípio de se oferecer um presente às pessoas e baseia-se em um acróstico das palavras Perdão, Amor, Zelo – três aspectos necessários para que haja paz.

O Bracelete da Salvação pode ser uma ótima ferramenta em campanhas de evangelização e na evangelização individual. Pode funcionar ainda melhor quando um grande número de crentes se interessa em produzir e utilizar os braceletes ao mesmo tempo. Para utilizá-lo, cada evangelizador deve animar-se a decorar os versículos relacionados com a cor e ensaiar previamente com outro cristão a apresentação. Para fazer o bracelete, hoje encontram-se em lojas de artigos para montagem de bijuterias uma infinidade de contas coloridas e cordões de todos os tipos.

Bookmark and Share

18 comments to O Bracelete da Salvação

  • Izabel Lobato

    Olá, amados, a Paz! Fico feliz em ler essa matéria sobre essa preciosa ferramenta que todos deveriam conhecer e usar. Sou capelã hospitalar infantil e a tenho usados nesses 10 anos de ministério. A boa notícia é que não sai de moda e funciona sempre! Obrigada. Jesus muito os abençoe!

  • sidnei magalhães costa

    É bastante interessante esta idéia, pois é uma forma de oportunizar o diálogo. Creio que devamos sempre buscar meios criativos para a evangelização.

  • Gente, achei muito legal o bracelete. Não devemos deixar o inimigo usar aquilo que Deus nos deu como as lindas cores contidas na natureza, bem como a criatividade para ganharmos almas para Ele. Vou reproduzir aqui o bracelete junto com os adolescentes de nossa igreja. Vou ensiná-los a usar e decorar os versículos. Será uma bela ferramente de evangelização. Obrigado pela dica. (Eliseu-Lider de Adolescentes)

  • josé manoel de a. junior

    Paz meus amados no Brasil e no mundo. Quando conhecir o trabalho da AMME Abril deste ano 2008, confesso que não acreditava que existiria outros servos de Deus apoiando as igrejas brasileiras em técnicas,equipamentos caríssimos, materiais e tudo isso gratuitamente. É bem claro que a AMME e outras missões vivem de doações,mas quanto ao bracelete da salvação fiquei impressionado com a simples técnica de evangelismo e tão eficaz e pespicaz. Digo isso pois a pulseira causa curiosidade entre aqueles que não são cristãos aqui na empresa CORREIOS Recife-PE. Um dos meus chefes ficou tão curioso e me indagou?”Irmão o senhor não é evangélico,e pq. está usando essa pulseira?”
    E disse-lhe: Posso te falar sobre essa pulseira; “Sim, respondeu ele”.
    E aí deixei bem claro todo plano de salvação e ele ficou impressionado; e mais eu pois mesmo apesar dele ainda não ter aceitado Jesus em seu coração; Tem após 2 anos evangelizando ele,por ser espírita e católico, e ter parentela mulçumana, resistia no início as orações que iniciei no setor o qual passei depois do acidente carro que foi de TRABALHO e fui remanejado prá lá. Depois da segunda semana julho no ano de 2006 que iniciei o trabalho de evanelismo neste setor vindo de outro já, quando não dava tempo antes da 07:h da manhã ele nos pedia p/ parar o serviço e orarmos e foi ele mesmo que o Senhor usou para me transferir para área administrativa à 3 meses atrás.
    São importantes ferramentas de evangelização que nos dar apoio a AMME tem nos dado aqui em PE.

    Jesus Cristo continue abençoando a todos os missºs e o Pr. José Bernardo. E fiquem orando ao Senhor por um Prédio Missº no qual darei inicio em uma causa na justiça de trabalho que tenho direito, é um sonho onde terá 3 pavimentos alojamentos para homens e mulheres,capela,sala de estudo, um pequeno auditório, biblioteca, refeitório, cozinha e outros mais. O maior propósito será em dar apoio aos missºs que venham passar férias, palestras, conferências missªs e etc.; Também maior é claro é dar apoio as pessoas carentes de todo Estado de PE e e demais regiões do Nordeste vizinhos que veem para consultas e cirurgias tratamentos médicos hospitalares, e viajam horas pelas madrugadas e muitas vezes não tem onde se alimentar e dormir.

  • Alini Oliveira - Novo Hamburgo/RS

    Me alegro em ver as cores, que são algo muito impactante e ajudam na memorização da mensagem da salvação, estão senda usadas de forma efetiva. Graças a Deus o preconceito com as pulseirinhas tem caído e podemos usar esta ferramenta livremente. Que Deus continue abençoando-os.

  • lenilda

    Legal relembrar esse método que utilizamos no Pacificadores 2008…Ferramenta muito eficaz na evangelização!
    Aliás, tudo que vem da AMME, vem de Deus!
    Amo vcs…
    Lenida, Pacificadora 2 estrelas

  • alesssandra

    interessante,muito parecido com AS CELULAS DE ALIANÇA
    conhecem?onde a pessoa usa uma fita semanal no braço indicando um tema biblico que ela estudará na celula,sendo cada tema evangelsitico e mostrando a situação espirtual da mesma.Cada fita tem uma cor e cada semana a fita é trocada,são sete semans parece….todas evangelisticas.
    Muito bom mesmo,na nossa igreja e em em outras na cidade de São luis-MA trabalhamos com a celula de aliança e vamos tbem interessar-nos por este projeto.temso ja ganho vidas pra Jesus atraves das celulas de aliança.

  • raul alves

    Paz seja convosco. Des de pequeno, as professoras da escola biblica nos contava a história do “livro sem palavras”. Nunca tinha pensado em usar as cores em uma pusseira para evangelizar adolescentes. É uma otima estratégia. vou confeccionar varias pusseiras e instruir outros adolescêntes da igreja, para juntos impavtarmos vidas com esta estratégia.Que Deus abenço.

  • LEANDRO SILVA

    GRAÇA E PAZ,
    GANHEI UM DESSAS PULSEIRAS EM UM OUTRO MODELO BEM INTERESSANTE TAMBÉM, UM MATERIAL EMBORRACHADO. BEM, ACHEI MUUUUUUUUUUUUUUITO BOA IDÉIA DESDE A PRIMEIRA VEZ Q VI. MEUS AMADOS IRMÃOS, NÃO MEÇAM DISTÂNCIAS ONDE NÃO EXISTEM, HOJE TEMOS TANTAS FORMAS CADA VEZ MAIS FÁCEIS DE EVANGELIZAR, VAI CHEGAR O DIA Q NAO MAIS PODEREMOS ENTAO VAMOS DESTRUIR O INIMIGO Q TEM FEITO A FESTA ENQUANTO NOS ESTAMOS PENSANDO EM EVANGELIZAR…
    UM ABRAÇÃO, E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

  • régis

    Boa tarde !
    Sou da primeira igreja em mogi mirim e gostaria de comprar as pulseiras para o ministerio de esportes de nossa igreja….como faço para comprar???
    Grato
    Régis

  • régis

    Bom dia
    Gostaria de comprar esta pulseira para o ministério de nossa igreja….como faço para encomendar??
    Grato

  • Gilson

    A evangelização é tarefa continua, quando temos um instrumento tão simples e eficaz o melhor a fazer é utilizá-lo, a pulseira colorida causa inteira curiosidade, quem estiver portando deve ter a percepção por aqueles que a avistam, o evangelista é um perceptivo constante, terá ricas experiências, guardadas as devidas proporções de que há tempo para tudo, como adiquiri-la em grande quantidade?
    Obrigado, abraços.

  • Ezequiel da Hora

    Por favor gostei muito da pulseira, gostaria de recer o significado de cada cor,pois trabnalho com adolescentes e gostria de fazer para que els usem. Fiquem na paz !!!

  • Boa Noite

    Agradeço muito as dúvidas tiradas por esse site.
    Desde Janeiro/2011 estava querendo aprender a usar essa pulseira ou melhor o Bracelete da salvação, pois é bem prático eu posso usá-lo até na praia.Jesuscidência ou não eu recebi em uma caixa com esse bracelete, sem nem ao menos ter comentado com alguém sobre ele.Sou da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro e meu ministério é maravilhoso( crianças ),agradeço a esse Deus maravilhoso por esse ministério, não tem coisa mais gratificante que trabalhar com crianças.
    Que Deus abençoe e ilumine a todos vocês.

  • Lussandra

    A paz para todos,

    Eu amo este método de apresentar o plano da salvação. Mas vou contar uma experiencia.
    /em 2008 estive na àfrica, em Tete, Moçambique. Lá em ministrei sobre o plano da salvação durante 5 sábados para as crianças. No final eu fiz este bracelete…. voces nem imaginam a confusão que. O pastor da igreja mandou recolher imediatamente os bracelestes porque lá quem usava esse tipo de adereço eram os macumbeiros.
    Bom voces estão vendo que fique muito constrangida.
    Mas tudo serve de experiencia.
    Bjs.

  • Prezada Lussandra,

    Há alguns anos quando a AMME apresentou esse recurso no Brasil, ainda encontrou resistência desse tipo. Hoje parece que o problema está superado. Raramente encontramos objeção. Se deixarmos de usar tudo o que os cultos não cristãos usam, ficaremos sem velas, sem panelas, sem fogo, sem comida e tantas outras coisas. Inicialmente recuamos no uso do bracelete porque não escandalizar os irmãoes é mais importante do que qualquer coisa. Contudo, sabemos que o ídolo nada é. Além disso os próprios macumbeiros sabem bem a diferença entre uma guia e um bracelete da salvação. Para eles não tem nada de parecido.

    AMME Evangelizar
    rede.evangelizabrasil.com
    http://www.evangelizabrasil.com

  • jeane

    MUITO BOM É O QUE DEVEMOS FAZER EVANGELIZAR ENQUANTO É TEMPO….

  • Muito interessante as informações precisas da origem da pulseira. É um recursos de grande impacto com as crianças e os adolescentes,aquele que recebe a pulseira e já conhece a Cristo passa adiante e assim sucessivamente olha que grande dimensão de alcançados. Glória a Deus!!!
    Mudei a cor preta por cinza e não deixarei que as críticas vem parar a obra aqui na cidade que moro. Importa é agradar a Deus.
    Continuem firmes e constantes na obra do Senhor sabendo que não é vão no Senhor.
    Bj!

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>