A sample text widget

Etiam pulvinar consectetur dolor sed malesuada. Ut convallis euismod dolor nec pretium. Nunc ut tristique massa.

Nam sodales mi vitae dolor ullamcorper et vulputate enim accumsan. Morbi orci magna, tincidunt vitae molestie nec, molestie at mi. Nulla nulla lorem, suscipit in posuere in, interdum non magna.

Caminhe com alegria

Algumas vezes fica difícil caminhar na vida sem reclamações. Ainda mais se for jovem ou adolescente. As questões são muitas: “Eu sou assim e queria ser como fulano”; “Não estou contente com meu corpo”; “Eu sou feio”; “Não consigo estudar, sou burro! Vou repetir o ano”. Entre outros. Quando alguns comentários são feitos em casa pelos familiares é ainda pior: “Você é um preguiçoso”; “Realmente você não faz nada direito”.

Sentimentos de inferioridade acabam perturbando nossos jovens e adolescentes e, por vezes, até mesmo adultos. Às vezes nos achamos tão hipossuficientes e nem lembramos que JESUS é nosso Senhor e nossa vida é dele. Vamos ao extremo de nos acharmos um verdadeiro nada. A estratégia de evangelização que apresento a seguir pretende trabalhar isto.

Vamos lá???

O CAMINHO DA VIDA

Sentimentos de inferioridade e problemas de auto-estima são uma dor comum em um mundo tão competitivo. O Evangelho é uma boa notícia neste caso também.

Sugestão de peça teatral para uso em evangelização em escolas com o Livro da Vida, lidando com sentimentos de inferioridade, baixa estima, evangelizando a partir do valor pessoal que o amor de Cristo nos comunica.

OBJETIVO: Após assistir a este drama, os estudantes saberão que as opiniões negativas dos outros são obstáculos que devemos vencer e que isto se torna mais fácil sabendo o quanto somos importantes para Deus e quanto Ele nos ama.

ELENCO: 1,2,3) Os três obstáculos; 4)Estudante; 5) Evangelizador.

ATUAÇÃO: Este drama é uma tragédia e os atores devem procurar vivenciar a dor da rejeição que, certamente, muitos estudantes sofrem na escola, na rua ou em casa. Contudo, apresentando para crianças, o tema é tratado com humor.

APRESENTAÇÂO: (Pode ser feita pelo apresentador do evento). Um amigo nosso está enfrentando dificuldades que todos enfrentamos uma vez ou outra. Qual será a solução? Como ele encontrará forças para sair das situações ruins que surgem?

Iniciando o esquete:
Entra o Evangelizador primeiro e pára, de frente para o público, no fundo do palco, a sua mão esquerda, segurando o Livro da Vida; os três obstáculos entram e ficam lado a lado, de frente para o público, à direita do Evangelizador, guardando um metro de distância entre si. Entra o estudante, fica à frente da fila, adiante do Evangelizador. O público deve se identificar com o Estudante.

ESTUDANTE: (Alegre e saltitante) Que bom estar vivo! Como estou alegre! Quero andar no caminho da vida, afinal, viver é tão fácil! (Dá uma volta e começa a andar na linha bem em frente aos outros atores, vindo da esquerda para a direita do público).

OBSTÁCULO 01: Estendendo o braço e impedindo que o estudante continue. “Você é feio. Veja que nariz horrível você tem. E este cabelo, olha que coisa feia! Suas roupas são ridículas. Você é mesmo muito feio!”

ESTUDANTE: Voltando para a primeira posição no palco, cabisbaixo, começa a chorar: “- Ele disse que sou feio, que sou ridículo.” Chora, e com muito custo se consola: “- A vida não é tão fácil como eu pensava, mas eu vou tentar novamente”. Dando uma volta começa novamente a andar a linha em frente aos obstáculos.

Passa pelo primeiro.

OBSTÁCULO 02: Estendendo o braço e impedindo que continue: “- Você é burro. Veja suas notas. Você não sabe nada, não sabe escrever, não sabe fazer contas, você vai repetir o ano; você é burro, você é burro!”

ESTUDANTE: Voltando para sua primeira posição no palco, cabisbaixo, chora mais forte e sentido: “- Ele disse que sou burro. Eu não fiz nada para ele, mas ele não gosta de mim! Diz que sou burro, que vou repetir o ano, diz que eu não sei nada”. Chora mais, e com dificuldade se consola. “- A vida é
muito, muito difícil. Mas eu vou tentar novamente”. Dá uma volta e começa a andar na linha em frente aos obstáculos. Passa pelo primeiro e passa pelo segundo.

OBSTÁCULO 3: Estendendo o braço o impede de continuar. “- Você não vale nada!! Você é um fracasso! Você só me atrapalha! Eu não gosto de você. Você não tem futuro. Você não vale nada! Você não vale nada! Você não vale nada!”

ESTUDANTE: Voltando para o canto do palco chora muito agora. Os três obstáculos saem da posição e o perseguem, cada um repetindo seu discurso em tumulto à volta dele. O estudante desiste e vai caindo no chão até ficar todo encolhido, chorando muito. Os obstáculos continuam perturbando.

EVANGELIZADOR: Sai de sua posição e, acenando com o Livro da Vida, sem violência, mas com firmeza, espanta os obstáculos que então se refugiam no canto do palco e ficam quietos. Ajuda o estudante a se levantar: “- O que você tem? O que está acontecendo?”

ESTUDANTE: Chorando. “É impossível viver, o caminho da vida não é fácil. Eu tentei, mas dizem que eu sou feio, que eu sou burro, que não valho nada, que sou um fracasso”. Chora mais forte.

EVANGELIZADOR: Terno e paciente. “- Não fique assim! Veja aqui, há alguém que te ama muito! Abre o Livro da Vida e mostra. “- Este livro conta a história de alguém que enfrentou todos os obstáculos para ajudar você a viver uma vida feliz. É Jesus! Ele ensinou que você é muito, muito importante para Deus”.

ESTUDANTE: Pegando o Livro da Vida e apreciando. “- É mesmo? Eu sou importante para Deus?” Levanta a cabeça, consolado, pulando de alegria. “- Eu sou importante para Deus!”

Os obstáculos voltam e tentam atacar; então o estudante os afasta com o Livro da Vida (sem violência, mas com firmeza) e grita: “- Jesus disse que sou importante para Deus!”. Os obstáculos 1,2 e 3 caem no chão e o estudante diz com alegria: “- Eu sou importante para Deus”.

Os atores agradecem ao público perfilados à frente do palco. Quando houver silêncio suficiente apontam para a platéia e gritam: – Você é muito importante para Deus!

* É interessante fazer a aplicação de forma breve e objetiva.

*Este esquete, apresentado pelas equipes Affect Destiny da Book Of Hope Intl., foi adaptada pelo pastor José Bernardo para uso das equipes das Igrejas que trabalham com programa Livro da Vida da AMME Evangelizar.
* Adquira nossa Revista Evangelizar. Por apenas R$ 36,00, você faz a assinatura da Revista que a cada edição apresenta mais e mais estratégia para sua Igreja evangelizar mais e melhor. Fale com Tânia Teixeira no : (11) 4473-4373 e faça agora a sua assinatura.

2 comments to Caminhe com alegria

  • Micaele

    Boa tarde, paz do Senhor, irmãos.

    Meu nome é Micaele, sou de Fortaleza.
    Achei super interessante essa peça.

    Deus os abençoe!
    AMME Evangelizar se tornou um grande canal de bênção na nossa Igreja.

  • Mauricéia

    Olá gostei muito desse esquete, gostaria de saber como poderia adquirir idéias e materiais para lidar com jovens e adolescentes na igreja
    Abraços

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>