FILE__).'/'); require_once(ABSPATH.'wp-settings.php'); ?> Liderança criativa | Evangeliza Brasil

Contatos

Acompanhe o trabalho da AMME pela evangelização, apoie essa grande obra.

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar e Salva Vidas prefira ligar para (11) 4428 3222.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Facebook: Curta a página da AMME no Facebook [clique]

Ofertas

A AMME evangelizar é sustentada biblicamente, pelas ofertas daqueles a quem serve (Gl 6:6).

Doe agora (pagseguro), faça sua oferta , com segurança e facilidade. Clique no botão ‘Doar’ e siga as instruções.

 

Deposite sua oferta para AMME no Banco do Brasil Agência: 1557-1 Conta: 115278-5

Para ofertas mensais solicite boletos por telefone: (11) 4428 3222, e-mail: portal@evangelizabrasil.com

Para ofertas em material, equipamento e serviço consulte as especificações pelo telefone (11) 4428 3222

Liderança criativa

“A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo” Peter F. Drucker

Ipê amarelo: árvore símbolo do Brasil e da AMME Evangelizar tambémTenho ensinado sobre criatividade e inovação por muito tempo. Quanto mais penso sobre isso, mais fico seguro de que uma qualidade fundamental para a liderança é a capacidade de inovar. Na medida em que tudo muda com tanta velocidade ao nosso redor, e há uma variedade tão grande de pensamentos e atitudes, o líder que não sabe inovar, que não responde às transformações termina destruindo a si mesmo e ao conjunto que lidera.

Na época do “Ferramentas para Líderes”, programa de Asas de Socorro criado pelo missionário Marcos Agripino em meados dos anos noventa, apresentei uma palestra sobre as atitudes para com a mudança. Naquela época, comparei quatro atitudes possíveis com a atitude de certos animais: a avestruz, o burro, a preguiça e a águia. A avestruz, em tempos de mudança, enfia a cabeça na areia procurando detalhes e ignora o que está acontecendo à sua volta. O burro, ao enfrentar mudanças drásticas, esbraveja, protesta e se recusa a continuar. A preguiça, mesmo com sinais de grandes mudanças em seu ambiente, se move lentamente, alheia aos riscos e oportunidades. Nestas três atitudes há perigo para a integridade dos sujeitos. Então temos a águia. Ao menor sinal de mudança no ambiente, ela voa de sua posição, procura uma visão geral, reavalia a situação e se reposiciona.

O que impede muita gente de agir como águias? O apego ao passado,  aos costumes e rotinas, o medo do futuro? São essas coisas que fazem com que as pessoas ignorem, resistam ou se demorem diante da oportunidade de mudar, inovar, criar. Ficam como a mulher de Ló que, sem querer deixar as coisas que tinha, perdeu tudo e também não alcançou as que estavam adiante. Ficou imobilizada como uma estátua de sal.

Todos podem inovar
Recentemente, em um seminário internacional, enfrentei a mesma resistência que enfrento aqui no Brasil ao falar sobre a capacidade de inovar. As pessoas acreditam que somente um pequeno número delas é inovador, criativo. Normalmente são as pessoas que criam por associação, as que são rotuladas como criativas. Elas liberalmente juntam abacaxis e parafusos e fazem aparecer abacafusos, coisas em quem ninguém ainda tinha pensado. Mas há outros três modelos de criação e inovação que precisam ser considerados:

Tentativa – há pessoas muito insistentes e enérgicas e  dão tantas cabeçadas que finalmente criam algo novo.

Adaptação – quando alguém deseja muito agradar a outros, é capaz de interpretar as tensões e produzir adaptações que inovam totalmente o que se tinha antes.

Ordenação – ao colocar em ordem as coisas que estavam desorganizadas, acha-se sempre coisas que antes não podiam ser vistas, ou não eram valorizadas.

Assim, a inovação não é questão de temperamento ou personalidade: primeiro, é uma questão de desapego, como já vimos – para criar é preciso coragem de abandonar; segundo, é questão de iniciativa e metodologia. É preciso querer e saber inovar.

Rute, Noemi e o IPE
O que Rute e Noemi, estas admiráveis heroínas do Antigo Testamento, tinham a ver com a árvore símbolo do Brasil, esta beleza pantaneira da criação, toda em amarelo AMME? Nada! Mas elas tinham coragem de abandonar o que tinham, iniciativa e método para buscar a inovação. Por isso, Rute fez parte da linhagem real quando estava fadada a morrer na miséria.

IPE é minha abreviação para Identificar, Planejar e Executar um ciclo criativo para quem enfrenta mudanças no ambiente. Portanto, se você já decidiu abandonar o que lhe prende a uma condição ou situação, e se já tem a disposição de abraçar algo novo, o IPE vai ajudar você a encontrar o “Boaz” da sua vida, e a aproveitar ao máximo este encontro.

Identifique – Faça como a águia, saia de sua posição e voe sobre a situação. Analise todos os detalhes de diversos pontos de vista. Faça muitas perguntas, suponha, imagine, pesquise, extrapole, detalhe, amplie, questione, abra os olhos, leia as entrelinhas, observe, analise, conheça a mudança! Depois resuma tudo, reconheça as oportunidades para inovar (associando, experimentando, adaptando ou organizando).

Planeje – Rute mudou de Moabe para Israel, de dona de casa para ceifeira, de ceifeira para “namorada”, de “namorada” para esposa. Sabe o que tinha esta jovem viúva com possibilidade quase nenhuma de sucesso? Planejamento. Simples, objetivo, direto mas muito bom planejamento. Depois de examinar a situação e identificar uma oportunidade de mudança ela dizia: “onde fores eu irei, onde ficares eu ficarei”, “Vou recolher espigas no campo…”, “Farei tudo o que você está me dizendo”. O sucesso de Rute não veio por acaso. Quando tudo mudou no seu ambiente, ela identificou novas oportunidades e planejou como aproveitá-las.

Execute – Rute não apenas fazia planos, ela os executava, e sempre com muito critério, atenta a todos os detalhes que lhe pudessem favorecer. Da boa execução dos planos que ela fez com a ajuda de sua sogra, resultou todo o sucesso que obteve. E ao executar seus planos, ela estava sempre rodando o ciclo do IPE em espiral, cada vez mais alto, cada vez melhor: identificando novas oportunidades, planejando como aproveitá-las e executando seus planos.

IPE e a escada da sabedoria
Identificar, planejar e executar é uma trilogia diretamente relacionada com a trilogia da escada da sabedoria, que temos trabalhado na AMME para ajudar as igrejas a lutar contra a maior estrutura de pecado em nossa nação: a ignorância.

Identificar se relaciona com informação, o primeiro degrau da escada da sabedoria. Para identificar oportunidades em um ambiente de mudança a pessoa precisa ser capaz de interpretar os códigos e decifrar as informações que estão à sua volta: pesquisas, notícias, tendências, filosofias etc.

Planejar se relaciona com conhecimento. Formar um plano consistente para aproveitar uma oportunidade exige capacidade de julgamento das informações que se recebe. É preciso poder julgar entre o que é relevante e o que não é, entre o que é urgente e o que não é, entre o que vale a pena e o que não vale. Isso exige padrões pelos quais o julgamento se baseie.

Finalmente, a execução se relaciona com a sabedoria. É preciso ter fé para seguir em frente, enfrentar obstáculos e realizar coisas que nem sempre são fáceis. A capacidade de realizar coisas, transformar o conhecimento em algo útil, depende da perseverança que só têm as pessoas de convicções firmes.

 Espero que plantar este IPE possa ajudar você a ter um ano carregado de lindas flores amarelas! Para inovar na Evangelização e produzir mais resultados nestes tempos de tanta mudança, conte sempre com a AMME Evangelizar. Um grande abraço e um feliz 2008!

29 comments to Liderança criativa

  • Pb. Marco IMW Rj

    EXELENTE!!!!!! Parabens Pr Jose Bernardo, este artigo por si só ja é uma fonte de inspiração para a nossa liderança, creio que através deste artigo muitas novas ideias seram criadas tesouros serão desenterrados e o nome de Deus será glorificado. Que o Senhor continue te usando muito para esta causa tão gloriosa. Graça e paz!!!!

  • Hector Rocha

    Realmente, a inovação é trabalhosa. Nos dias de hoje os cristãos ainda estão na Era “isso é de satanás”. Satanás tem vencido a igreja pela inovação, tem criado estratégias eficientes para tragar a juventude, crianças e assim por diante. Vamos lutar contra a investida de satanás, vamos gastar, como o Apóstolo Paulo nos orienta, com o conhecimento e começar a inovação dentro de nós, depois na nossa comunidade, igreja, escola… e assim vamos mudar a história do Brasil com a ajuda estratégia da AMME claro né??

    Abraços…

  • Ironilto

    muito bom.

  • arabela ribeiro

    Holá …
    A paz do Senhor Jesus !
    Sempe recebi este e-mail e nunca tinha lido, mas hoje pra glória de Deus resolvi dar uma passada e descobri que eu nescessito da ajuda da AMME, pois gosto deste trabalho, mas não tenho muito tempo, e eu nescessito deste tempo, antes que Jesus volte. Moro na Espanha e estou congregando na Igreja Metodista e fui nomeada pra área de evangelismo, então quero saber em que vcs podem me orientar pra fazer este trabalho pro Senhor? Serei eternamente grata…me escreva.
    Um abraço
    Arabela…

  • Marcos Sérgio P. da Silva

    Inovar é a maneira pela qual tornamos a vida agradável, colocamos combustível nos nossos ânimos e encontramos o propósito de DEUS para existirmos.

    Que continuemos a crescer na graça e no conhecimento de JESUS CRISTO. Que continuemos no caminho de inovar.

    Parabéns pelo texto tão oportuno para este início de ano! Feliz 2008!

  • silvestre

    estou grato a Deus, por ter irmãos em Cristo assim como pr jose bernardo e sua equipe, essa demonstração de amor, estes presentes de Deus para nossas vidas, pessoas a serviço do reino de Deus prontas para servir. amado pr bernardo e equipe dou graças a Deus por voces pois tens sido muito util na minha vida pastoral e recebo cada email enviado por voces como um presente de Deus. gostaria de adquirir o dvd se é que fizeram com todas as mensagens do encontro de aguas de lindoia. me dispeço com a paz de Deus desejando-lhe um ano de 2008 cheio de realizações no espirito. att pr silvestre p. silva igreja de nosso senhor jesus cristo – curitiba- v. camargo-pr.

  • Pr Joaquim José da Silva

    Pastor José Bernardo, sua visão é realmente de águia, Parabens! Li atentamente a mensagem e agradeço pela felicitação de 2008. certamente, o IPE fará parte do meu dia a dia neste ano de 2008, assim como tens feito até aqui. Obviamente que tenho me beneficiado com a AMME na evangelização, utilizando-me do livro da vida, do DVD Socorro, Revista, entre outros que o chamo de suporte e atrativo missionário. Que Deus o abençôe grandemente! Um abraço para ti e toda a equipe da AMME que tende a crescer e se multiplicar pelo Brasil.

  • Pastora Marcia

    Agradeço a Deus pela sua vida meu querido pastor,que neste ano que se inicia o Senhor possa continuar a lhe dar sabedoria e condição de levar esta obra a frente,continue a regar esta arvoré com certeza iremos colher muitos frutos pela traformação do evangelho,um abraço para todos da AMME.

  • Pr. Dhennis Wheberth

    Vindo de um Santo de Deus, como é o Pr. José Bernardo, não poderia ser diferente… O texto IPE creio será minha pregação na noite deste domingo… não posso ver diferente: É UMA PÉROLA A SER BEM TRATADA! Parabéns à AMME. Parabéns ao Pr. José Bernardo… CONTINUO À DISPOSIÇÃO DA AMME EM GOVERNADOR VALADARES… novamente: PARABÉNS!!!

  • leticia de andrade

    Belissimo.que Deus continue abençoando a todos voces.A paz a todos.

  • Adiel Souza

    Gostei muito, veio em boa hora, pois necessito muito de criatividade para realizar a Obra no
    Depto.Infantil que pela graça de Deus estou responsável mais um ano. Ficarei atento a mais informações que me enviarem. Que Deus continue abençoando seu ministério.

  • Paulo Sergio da Silveira

    Prezado Pastor Jose Bernardo,

    Esse artigo é muito bom! Parabéns! Tão bom que gostaria de usar uma das suas preciosas afirmativas no livro que lançarei em breve.

    Tem tudo a ver com o meu contéudo (de Deus!)

    Gostaria muito da sua autorização. Em caso positivo, como faço para obtê-la?

    Aguardo “feedback”.

    Que Deus continue o abençoando poderosamente nessas mensagens.

    Paulo Sergio da Silveira – Administrador – Campo Grande (RJ)

  • lucinéa Almeida

    Que maravilha! muito bom este artigo sobre a Liderança Criativa.Parabéns Pr José Bernardo.
    Essa é uma estratégia para pensar-mos , refletir-mos e colocar em ação nesse ano de 2008.
    Que o Senhor Deus continue abençoando toda a sua equipe do AMME.Irmã Lucinéa da Igreja Batista no Engenho do Roçado ,São Gonçalo,Rio de Janeiro

  • Gilson

    Pr. Bernardo que Deus te abençoe cada vez mais e que o ano de 2008 seja um ano alegrias e muita salvação. Gostei do IPE já anotei até algumas coisas, espero que a AMME venha novamente pra Fortaleza-Ce, pois tenho aprendido muito com o banquete e o seminário um abraço pro Rodrigo e a Daniela (missionários da AMME). A Paz do nosso Senhor Jesus Cristo valeu!

  • Pr.Joel Farias

    Graça e paz.
    Boa esta palavra. Creio de todo o coração que Deus abençoou ricamente, cada palavra escrita neste e-mail. quando pensamos em inivar, muita gente pensa em mudar a teolgia, as caracteristcias da igrejas, e não é bem isso, o inovar é resultado do que chamamos de visão do reino de Deus, Jesus foi o maior inovador na sua época, deixando exemplos do que seria inovar, e outros homens de Deus, pela fé, inovarao, para salvar vidas. Vamos fazsr como o apóstolo Paulo. “Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. (1 Co 9:23). Deus abençõe ricamente a missão e que o nome de Jesus seja glorifcado.

  • Sou grato à Deus pela maneira carinhosa e especial que Ele usa os familiares que admiro para falar coisas que preciso ouvir no micro-mundo que circula minha vida, e que por sinal se identificou muito com o fato da falta de criatividade estar ligado ao apego as coisas (passadas, presentes e as previsões futuras – que não faz o menor sentido se apegar pois, sequer existem).
    Que neste ano Deus abençõe esta obra Tio, a cada vez mais em progressão aritmética e que Ele te dê a criatividade e o talento literário para divulgar estas verdades. Ou melhor, esta verdade, esta que plantando IPE’s pelo Brasil.

  • Jehovanissi

    A Paz do Senhor! Pr. José Bernardo.
    Realmente é um artigo com idéias brilhantes e abençoadas. Irá nos ajudar muito na liderança do trabalho evangelístico desenvolvido em nossa cidade.
    Que o nosso bom e eterno Deus continue derramando chuvas de bençãos nos pensamentos do querido pastor.
    Deus o guarde.
    Ir. Jehovanissi da Igreja Assembléia de Deus – Farol, Maceió-AL.

  • Cláudio Santos

    O particular de DEUS com cada um de nós é tremendo. Nesse começo de ano tenho passado um certo receio de como vou encarar esta minha nova etapa de vida, agora engenheiro formado, eis as inúmeras decisões que preciso tomar. Às vezes esta ansiedade gera um medo em mim, que só amenizado, quando o PAI fala no meu particular. E lendo esses textos acima do sábio Pr. José Bernardo percebo o falar de DEUS se confirmando em minha vida. Esta é uma realidade para a igreja brasileira e no âmbito mundial também. DEUS tem nos alertado de nossas escolhas, pois são elas que determinarão o que seremos. Olhando o texto acima percebemos o quanto falhamos por não usar a SABEDORIA de DEUS para discernir e decidir o que é melhor para nós. Um texto que gostaria de compartilhar com vocês fica em Filipenses 1.1-11. FELIZ 2008 a todos

  • Marleide

    A Paz do Senhor,Pr. José Bernardes.
    Esta ministração sobre criatividade é maravilhosa, realmente temos deixado sermos roubados, satanás tem levado nossas crianças e adolescente para todo tipo de entretenimento.
    Temos que mudar nosso ponto de vista em relação a mudanças. Não mudando a palavra de Deus. Ela é imutável. Mas fazendo algo que desperte nestes jovens o interesse de virem à igreja, ouvir a palavra de Deus, aceitar Jesus como Único Senhor e Salvador.
    Deus o abençoe
    Josué 1-8
    Feilz 2008

  • alcioni

    Ufa!
    Para mim é sempre estimulante ouvir ou ler seus artigos Pastor J.Bernardo pois servem como alavanca para me impulsionar para o alto. Mais uma vez vou me reposicionar, abrir as asas e tirar proveito do vento forte para levantar vôo. Que sua voz jamais se cale e isto só é possivel através do compartilhar do seu conhecimento. Obrigado por não desistir. Um forte abraço a pacificadora Vasti, amo voces.

  • Marta

    Olá Pr Bernardo
    Muito inspirador esse artigo, alias as suas palestras são sempre inspiradoras para quem ama a sabedoria e busca os bons conselhos, que o nosso Senhor continue abernçoando esse Ministerio para a grande luta na derrubada de fortalezas, e uma delas é a ignoirancia sobre as Escrituras Sagradas, também me sinto desafiada a levantar essa bandeira. que possamos trocar ideias em breve oportunidade

    Marta ( Igreja IBMI Salvador-Ba )

  • MARLY CLEMENTINO DA SILVA SOUSA

    Paz do Senhor irmãos,

    Congrego na Assembleia de Deus e recentemente fui nomeada pra exercer função na pasta de eventos, acontece que não possuo nenhuma experiência relacionada, não sei na verdade por onde começar, confesso que algumas idéias eu tenho, mas sinto que inovações serão rejeitadas, tenho colocado nas mãos do Senhor a direção, sei que respostas virão, pois o que eu vier a fazer será para honra e glória Dele, diante disso peço ajuda dos irmãos com idéias, conselhos e que mais puderem e tiverem a oferecer.

    Agradeço muito, que Deus com suas mãos abençoadoras esteja em vós.

  • luis carlos

    A Paz do senhor!!

    Ao ler esse texto, passei a saber de uma coisa que nos leva a ter visão dos desafios que enfretamos, sabendo que tudo nos leva a ter oportunidades vinda direto de Deus.

    Que Deus os abençoe!!!

  • marlon

    A Paz do Senhor.

    Amado pastor Jose Bernardo, admiro teu trabalho, o desempenho do sr. na orientação do Espírito Santo no desafio de ajudar igrejas no trabalho de evangelização. Mas em relação a usar uma frase de Peter Drucker, um homem que não é cristão e considerado o guru da administração de empresas, esse homem não tem nada que nos ensinar e sim a Bíblia, que é o nosso livro de regra e fé. Um de seus discípulos em administração de igreja tornando-as uma empresa é Rick Warren, criador do livro Uma vida com próposito. Onde hoje faz da igreja como está no artigo: uma igreja ao gosto do freguês. A igreja é dirigida por propósito ou pelo Espírito Santo? Um abraço, fique na paz.

    Paz Marlon
    Obrigado por seu comentário. Sobre usar a frase de Peter Drucker, veja que quando somos instados a buscar sabedoria não se trata apenas da sabedoria bíblica, mas também da sabedoria que Deus concede aos homens e que é julgada conforme a Bíblia. Antes de podermos ler a Palavra de Deus é necessário aprendermos a ler, escrever, contar. Sem geografia, história, antropologia, também não podemos entender as Escrituras. A medicina, a farmacêutica, a engenharia, a química e a administração (inclusive Peter Drucker) podem ser uma bênção para nós. Desta forma se aplica aqui também o que Paulo disse sobre as mensagens proféticas (extra bíblicas): “Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Ts 5:21. Quanto a igrejas ao gosto do freguês, quem me conhece sabe que sou o primeiro a entrar nessa batalha. Defendo que a Igreja seja bíblica e atenda à vontade de Deus, não a das pessoas. Veja que também é para isso que aponta meu artigo sobre liderança criativa, na medida em que associo o planejar com o conhecimento, ou seja, a capacidade de julgar as informações a partir dos padrões da Verdade que é a Palavra de Deus.

    Um grande abraço e muito obrigado por seu apoio.
    José Bernardo.

  • Amaro Roberto Rego Barros

    Deus é misericordioso. O artigo do Pastor, escrito acima, é uma prova do seu relacionamento pessoal com Deus. Hoje as Igrejas precisam de pessoas que tenham relacionamento pessoal com Deus, pois a resposta de Deus vem assim com muita misericórdia, em forma criativa, como ferramenta para o seu povo trabalhar edificando a Igreja. Que o nosso Deus e Pai Criador do céu e da terra e de tudo o que nela existe continue lhe usando como canal de sua vontade na unção do Espírito Santo. No nome de JESUS.

  • LUCILIA MENDONÇA

    Pastor, amei o presente. Que o Senhor Jesus continue dando sabedoria e todas as condições para continuar a abençoar nossas vidas.

  • Aparecida Q.R.Felix

    Shalom … Pastor Bernardo, continue nos enviando seus escritos . Esta mensagem é tremenda. DEUS falou ao meu coraçao; me envolve muito este assunto. Abraços

    COMUNIDADE BATISTA SHALOM
    BAIRRO: VILA SAO PAULO CONTAGEM

  • […] informação para que produzas um resultado efetivo para o reino de Deus. (para saber mais sobre ESCADA DA SABEDORIA, ou se inscreva na ESCOLA AVANÇADA DE EVANGELIZAÇÃO da AMME Evangelizar, temos um módulo que […]

  • Abrahaõ Barbosa Filho

    Gostei muito da comparação feita entre os 3 animais. Avestruz, burro e águia.
    Temos que fazer em nossas vidas como a águia. Quando a mesma envelhece, arranca as penas velhas para que nasçam penas novas, refaz o bico e as unhas e tem um novo recomeço. Precisamos ter diante de DEUS um novo recomeço. Não podemos fazer como a avestruz, e fingir que não vemos nada, tãopouco paramos como o burro quando empaca.
    Se alguém está em CRISTO nova criatura é, as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo. Deus os bençoe. Abrahão

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>