Contatos

Acompanhe o trabalho da AMME pela evangelização, apoie essa grande obra.

Para contato por e-mail com o portal da evangelização escreva para: portal@evangelizabrasil.com

Para contato telefônico com a AMME Evangelizar e Salva Vidas prefira ligar para (11) 4428 3222.

Atenção: Novo endereço do escritório da AMME - Avenida Itamarati, 192 - Vila Curuçá, Santo André - SP, 09290-730

Facebook: Curta a página da AMME no Facebook [clique]

Ofertas

A AMME evangelizar é sustentada biblicamente, pelas ofertas daqueles a quem serve (Gl 6:6).

Doe agora (pagseguro), faça sua oferta , com segurança e facilidade. Clique no botão ‘Doar’ e siga as instruções.

 

Deposite sua oferta para AMME no Banco do Brasil Agência: 1557-1 Conta: 115278-5

Para ofertas mensais solicite boletos por telefone: (11) 4428 3222, e-mail: portal@evangelizabrasil.com

Para ofertas em material, equipamento e serviço consulte as especificações pelo telefone (11) 4428 3222

Quando Deus te reanima

Temos a proposta de escrever sobre as lutas ministeriais. Começamos a semana passada com um texto intitulado: ´Vencendo obstáculos` e vamos prosseguir nesta semana com este maravilhoso artigo de nosso irmão Ronaldo Lidório. Para a próxima semana pode esperar mais ajuda sobre o tema Quando Deus te reanima. 

Sabemos que a vida humana é marcada pela inconstância do coração. Há dias em que somos tomados pela esperança e outros marcados pela melancolia. Há dias de encorajamento e dias de inquietante desmotivação. Há dias de paz e dias de angústia. Dias de alegria e dias de amargura. Dias bons e dias maus.  

Perante esta inconstância da vida somos confrontados com um Deus totalmente estável, firme e inabalável.  A Bíblia nos apresenta Deus como o sol do meio dia, as grandes montanhas de Sião, o forte cedro do Líbano e as altas muralhas de Jerusalém. C.S. Lewis nos lembra que o Senhor não se abala, e esta é a fundamentação da certeza de que seremos salvos.  

Davi é um exemplo de inscontância humana como talvez nenhum outro personagem na Palavra. Foi guerreiro implacável e na força de Deus derrotou o gigante Filisteu. Por outro lado adulterou com Bate-Seba e traiu Urias, um de seus leais soldados. Reconstruiu Jerusalém que passou a ser chamada cidade de Davi. Mas também magoou seus filhos e foi um desastre como pai. Era temente ao Senhor e foi chamado homem segundo o coração de Deus. Entretanto, em sua família houve incesto, assassinato, mentiras e traição.  

Talvez um dos momentos de maior melancolia e desespero em sua história tenha acontecido quando, voltando exausto de uma batalha, encontra Ziclague, a cidade onde habitava, saqueada e destruída. E todas as mulheres e crianças levadas cativas. Seus homens, amargurados, falam em apedrejá-lo. E ali se encontra Davi, caído, sem consolo e esperança. Mas algo inesperado acontece, que é descrito em uma frase arrebatadora: “E Davi se reanimou no Senhor seu Deus”.  

Esta frase, encontrada no primeiro livro de Samuel, capítulo 30, verso 6, revela-nos uma das mais poderosas obras de Deus na vida de seus filhos. Levantar-nos quando tudo parece perdido. Abrir o caminho quando não sabemos para onde ir. Fazer romper o sol quando estamos presos na neblina da vida. Dar-nos perseverança quando a vontade é parar. Quantas vezes o Senhor trouxe à minha mente e coração este verso, reanimando-me para dar um passo mais. 

O que mais me intriga é que este reânimo veio absolutamente do Senhor pois não havia ali elementos de esperança. Caiu destruído, levantou reanimado. 

Tenho pensado e orado para que Deus nos reanime especialmente em três áreas: casamento, ministério e emoções.  

Casamento. O hedonismo é talvez o maior elemento da nossa atualidade que contribui para a inconstância conjugal. Ele nos ensina que nós nascemos para nós mesmos, não para Deus, não para o outro. Não para a esposa ou o marido. E assim, quando eu me torno o centro inquestionável de minha relação com aquele que está ao meu lado, esta relação só durará enquanto eu estiver feliz e auto-realizado. Não durará muito nem suportará o dia mal. 

Ministério. Perante as tribulações, angústias, questionamentos e críticas, o que nos alimenta em nossos ministérios não é nossa capacidade humana ou o companheirismo do que está ao lado, mas sim Deus. A maior certeza que um ministro tem em seu ministério é que ele precisa desesperadamente de Deus. Se esta certeza um dia faltar perderemos o rumo e o ânimo. Estaremos caídos sem haver quem nos levante. A autosuficiência ministerial precede a queda. 

Emoções. A ansiedade humana é um dos aspectos mais corrosivos da alma. Conheço inúmeros irmãos e irmãs que, tomados pela ansiedade crônica, que não passa, pela insastifação constante do coração, tornaram-se secos, perderam a brandura e não sorriem mais. Vivem sempre a espera que amanhã seja melhor, menos triste. Que algo novo aconteça. A ansiedade crônica tem ceifado vidas, ministérios e a felicidade. 

Se olharmos para Davi naquele dia, ele estava acabado. Sem família, sem cidade, sem liderança, sem a lealdade de seus amigos, sem futuro. Mas a reação de Davi indicou uma atitude necessária para cada um de nós: obediência ao encorajamento de Deus. Ele se levantou!  

Davi se reanimou em Deus. Levantou-se e perseguiu os Amalequitas, com alguns de seus homens. Tomou de volta as mulheres e crianças, e o despojo. Reconstruiu a cidade e habitou nela. Recuperou o respeito de seus homens com o brilho de quem um dia iria reinar sobre todo Israel. 

E serviu a Deus. Pois se levantou quando Deus disse: levanta-te. 

Ronaldo Lidório é pastor presbiteriano, membro da APMT e missionário da missão AMEM. Atualmente lidera uma equipe missionária na Amazônia brasileira. É doutor em Antropologia Cultural. Veja mais aqui!

6 comments to Quando Deus te reanima

  • Virginia

    A paz do SENHOR esteja sempre convosco.

  • […] de obreiros. Pensando na edificação do povo de Deus, indicamos um curso online, com o professor Ronaldo Lidório: Teologia da Missão e Plantio de […]

  • LENILDA

    É INCRÍVEL COMO DEUS SE UNE AOS HOMENS DESTA TERRA PARA MINISTRAR AOS PRÓPRIOS HOMENS…
    HOMENS QUE SE DEIXAM SER USADOS E SE TORNAM VERDADEIROS CANAIS DE BENÇÃO NO CORPO DE CRISTO…
    PRº BERNARDO E PRº RONALDO LIDÓRIO, QUE O SENHHOR ABENÇÕE E GUARDE A VIDA DE VCS, SEUS MINISTÉRIOS E FAMÍLIAS, EM NOME DE JESUS!!!

  • Elia

    Interessante é o momento em que leio este artigo do Professor Ronaldo Lidório, realmente nada acontece por acaso. Tudo está no controle do Senhor.
    Estava meditando sobre isto mesmo. Ontem eu estava toda animada, feliz por ter sido canal de benção para algumas pessoas durante alguns dias seguido, de repente uma melancolia tomou conta de mim, hoje passei um dia daqueles, desanimada, no ministério, no casamento e a emoção abalada exatamente pela ansiedade, pensei que isso só acontecia comigo, dado algumas coisas que me ocorreram no decorrer deste ano. Estava tentando dizer à minha alma: Aquieta no Senhor, espera nEle minh’alma. Viva cada dia e confia que o amanhã pertence ao Senhor.
    Foi no momento certo que lí este artigo.
    Deus abençoe,
    Miss. Élia

  • silvestre

    estou grato a Deus, pois o senhor tem se demonstrado ao meu lado a cada momento, observe que quando eu preciso de apoio espiritual, logo abro meu email e vejo algo tão significante para minha vida pastoral (espiritual ) esta mensagem do pastor Ronaldo, acalha-me como um conselho de Deus dizendo-me acalma-te que sou teu Deus, estou contigo. que Deus abençoe nosso amado irmão em Cristo pr. Ronaldo e que o querer de Deus se cumpra na sua e nas nossas vidas. amem.

  • Adriana Magalhães

    Graça e PAz amados,

    É incrivel como nosso Deus opera.
    Iniciei este ano cheia de projetos ministerias, porém, permiti que minha ansiedade atrapalhasse todos os planos.
    Em meados de maio até o presente momento não fiz nada para retomar estes projetos; Ao ter que parar com esses projetos fiquei desanimada e sem nenhuma vontade de retomar minhas atividades ministeriais, literalmente abandanei tudo e todos, cheguei ao ponto de achar que grande seria o preço que iria pagar, porém a fidelidade do Senhor é tremenda em nossas vidas. Na semana passada recebi uma ligação da liderança me convocando para este ano ficar a frente dos Impactos Evangelisticos e retormar o trabalho com o filme Socorro e os demais materiais de apois que recebemos da AMME; ontem estava num culto de oração em nossa igreja, e a dirigente de oração colocou como alvo principal para o proximo ano, EVANGELIZAÇÃO ; ai percebo o quanto Deus é fiel para conosco mesmo que nós sejamos infiéis, pois, hj ao abrir minha caixa de e-mail me deparo com esta matéria; E sinto a confirmação de Deus cada dia mais em meu ministério; apesar de tudo que precisei passar ao longo deste ano, a fidelidade do Senhor se fez presente em minha vida em cada um dos momentos em que fui criticada ou até mesmo confortada por todos que trabalham em minha equipe ministerial.
    Uma certeza eu tenho é que em 2008, todos os nossos projetos serão retomados EM NOME DE JESUS, pois, tudo que fazemos ou realizamos é unicamente para honra e glória do nome dele.

    Que Deus possa continuar abençoando a vida de cada um de nós.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>